tudo que você precisa saber sobre planejamento de viagens.

Tudo que você precisa saber sobre planejamento de viagens.

Sempre que o assunto é transporte e entregas de frete, uma das primeiras preocupações que nos vem a mente são aquelas que estão ligadas ao processo de entregas e prazos. Por isso, ter um planejamento é um grande diferencial para quem está no mercado, pois ele permite uma melhor otimização das rotas, melhoria no desempenho dos veículos, maior qualidade no atendimento e serviço prestado e, logo, mais lucratividade para os negócios.

Para isso, é fundamental que o planejamento esteja alinhado aos planos de organização para cumprir os objetivos definidos, como a redução de tempo médio de descarga, maior disponibilidade do veículo, entre outros. Neste artigo iremos explicar como realizar um planejamento que melhore os processos de viagem e traga lucratividade para seu negócio. Continue lendo!

POR QUE FAZER O PLANEJAMENTO?

Ao realizar o planejamento das viagens, é possível identificar possíveis problemas e dificuldades que podem acontecer durante o trajeto a ser percorrido e se prevenir quanto a eles, definir as melhores rotas a serem realizadas, prever gastos com pedágios e programar melhor as paradas para abastecimento e descanso.

Com tudo isso, reduz-se o consumo de combustível, as viagens ficam mais seguras e a disponibilidade dos veículos aumenta, possibilitando reduzir os prazos de entrega e melhorar a qualidade dos serviços prestados, tornando o seu negócio mais competitivo perante a concorrência e contribuindo para que sua operação gere mais lucro e resultados.

COMO PLANEJAR?

Analise cada detalhe com antecedência!

Saber onde a viagem será iniciada e o local de descarga não é suficiente para um bom planejamento. É preciso analisar cada detalhe da viagem com antecedência: trajeto, duração, paradas e abastecimento.

Comece analisando o trajeto, a qualidade e segurança das vias que serão utilizadas e a necessidade de paradas para descanso ou abastecimento. Aproveite essa análise para se planejar a fim de evitar vias com risco de criminalidade, obras, trânsito e outros possíveis problemas, além de identificar se é possível combinar o local de entrega de um frete com o de retirada de outro, a fim de realizar um serviço logo em sequência do outro. Isso tudo permite otimizar o tempo de trabalho!

Cuide da manutenção dos veículos!

Estar com a manutenção em dia é essencial para que as viagens sejam econômicas, seguras e rentáveis, pois um caminhão com manutenção pendente não só oferece riscos à segurança, como também aumenta as chances de ser necessário realizar paradas imprevistas e, assim, obter menos lucro!

Ao realizar a manutenção em dia, você tem uma garantia maior de que vai viajar com segurança, com um baixo risco de sofrer falha mecânica no meio da estrada e não prejudicar os seus clientes pelo atraso da entrega.

Conheça seu cliente e suas exigências!

Exigências de clientes como restrições de horário, condições de descarga e não ter o produto de outra empresa dentro do veículo são comuns em uma contratação, mas podem trazer dificuldade para escolher o percurso por conta de rotas inviáveis. Por isso, analise cada situação com cuidado, observe o quanto cada contrato é viável e evite ser pego de surpresa por condições e exigências que não se adequam ao seu negócio.

Ao adaptar o trajeto de uma viagem devido a restrições do cliente, você precisa ter em mente que cada rota tem seu ponto positivo e negativo e algumas vezes será necessário abrir mão de alguns pontos em prol da rentabilidade do seu negócio e da qualidade do serviço prestado, tudo isso, sempre prezando a segurança da viagem e o prazo de entrega do frete.

Além disso, dependendo da rota escolhida, o valor do frete pode variar por conta de algo que chamamos de cálculo de generalidade, que consiste em acrescentar ao valor do frete taxas de estadia, dificuldades na entrega, necessidade de escolta e cobranças diárias. Por isso apresente tudo isso ao seu cliente e negocie!

Faça a roteirização!

São muitos fatores para serem avaliados, por isso utilize técnicas e tecnologias para te auxiliar a otimizar a operação. Uma técnica conhecida é a de roteirização, que consiste em escolher o veículo, considerando o que será transportado e a rota da viagem. A partir dessas escolhas é possível obter mais economia de combustível, otimização dos veículos da frota e redução dos custos! Para saber mais, leia esse artigo do nosso blog!

Gostou das dicas? Siga todas elas para realizar seu planejamento de viagens e obter mais economia de combustível, melhor uso da frota, redução dos custos, maior disponibilidade e consequentemente mais lucratividade para seu negócio!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *