tudo o que você precisa saber sobre financiamento.

Tudo o que você precisa saber sobre financiamento.

Seja na compra do primeiro veículo ou no momento de renovação da frota, muitas vezes, quando vamos investir em um novo caminhão ou ônibus, não possuímos todo o recurso necessário e precisamos contar com a ajuda de instituições financeiras para realizar um financiamento.

Por esse motivo, o mercado financeiro oferece inúmeras opções de crédito para ajudar o cliente a comprar um veículo. Basta apenas atender aos requisitos exigidos no momento da análise de crédito e ele é autorizado e liberado.

No entanto, é preciso prestar atenção tanto nas modalidades de financiamento disponíveis quanto em suas taxas de juros, para calcular e entender se vale a pena pagar esses custos adicionais ou não. Confira abaixo os tipos de financiamento e escolha qual se encaixa em seu orçamento.

CDC – CRÉDITO DIRETO AO CONSUMIDOR

Nesse tipo de financiamento é possível obter o valor desejado no momento em que se precisa, sem que seja necessário dispor um valor de entrada. O CDC pode ser solicitado em bancos ou outras entidades de crédito.

Para quem é indicado?

Essa operação é indicada para pessoas físicas e todos os tipos de empresa cujo objetivo seja financiar caminhões ou ônibus zero-quilômetro, seminovos ou usados.

Quais as vantagens?

Suas principais vantagens são: baixa automática da alienação no fim do contrato, melhor previsibilidade no fluxo de caixa e a possibilidade de antecipar o pagamento de parcelas ou quitar integralmente a operação a qualquer momento. Por outro lado, uma vez que o CDC é oferecido em diversas instituições, avalie e compare as taxas de juros, pois elas podem sofrer variação.

FINAME

O FINAME é um financiamento realizado pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), em conjunto com instituições financeiras credenciadas, voltado para a comercialização de máquinas, equipamentos, ônibus, caminhões e afins.

O processo se dá da seguinte forma: o interessado escolhe o produto que deseja adquirir, verifica se o item é financiado pelo BNDES e procura uma instituição financeira credenciada para solicitar o financiamento. A instituição financeira fica responsável por intermediar todo o processo com o BNDES e a partir do momento em que o financiamento é aprovado, ela pode autorizar o faturamento ao fabricante/distribuidor ou solicitar a liberação de recurso ao BNDES, que, por sua vez, repassa à instituição financeira o valor financiado, permitindo que ela transfira o valor ao fabricante/distribuidor.

Para quem é indicado?

Esse tipo de financiamento é indicado para pessoas físicas (transportador autônomo) e para micro, pequenas, médias e grandes empresas, desde que ambos sigam as regras predefinidas pelo BNDES e, caso o objetivo seja a compra de veículos, que os mesmos sejam sempre 0km.

Quais as vantagens?

Suas vantagens são: a não incidência de IOF, gerando uma boa economia, previsibilidade no fluxo de caixa (quando tratar-se de produtos prefixados), as taxas e prazos costumam ser bastante atrativas, com carência de 3 meses no financiamento, baixa automática da alienação no fim do contrato e a possibilidade de financiar até 100% do valor do bem, seguindo as regras do BNDES.

LEASING OPERACIONAL

Outra modalidade de produto bancário, o leasing operacional funciona como um aluguel mensal de valor fixo e segue esse processo: a montadora realiza o faturamento do produto direto com o banco, que por sua vez emite o contrato do Leasing Operacional e o encaminha ao cliente.

Para quem é indicado?

Como uma ótima opção para quem deseja manter a frota sempre atualizada, essa operação é destinada a pessoas físicas e empresas de todo porte.

Quais as vantagens?

A principal vantagem do Leasing Operacional é que optando por ele, você terá que se preocupar apenas com o que mais importa: o seu negócio! Isso porque o pagamento mensal não inclui somente o direito de uso do produto alocado, mas também os gastos com IPVA, licenciamento, emplacamento, seguro e manutenção do veículo, durante o prazo do contrato. E caso você escolha realizar o leasing operacional direto com o banco da montadora, você garante manutenção e seguro originais da marca, com a qualidade e eficiência de quem mais entende do seu produto e do seu negócio.

Além disso, a prestação mensal é reduzida e fixa, com possibilidade de benefícios fiscais, melhor previsibilidade no fluxo de caixa e no final do contrato você ainda pode optar por devolver o produto ou comprá-lo pelo seu valor de mercado.

LEASING FINANCEIRO

O leasing financeiro, assim como o operacional, é uma modalidade de produto financeiro semelhante a um aluguel mensal de valor fixo. No entanto, diferente do leasing operacional, nessa modalidade os gastos com IPVA, licenciamento, emplacamento, seguro e manutenção do veículo não estão inclusos na parcela que deve ser paga mensalmente.

Para quem é indicado?

Indicado para pessoas físicas e todos os tipos de empresas, o leasing financeiro pode ser utilizado somente para aquisição de veículos 0km.

Quais as vantagens?

Além de permitir financiar até 100% do valor do bem, o Leasing Financeiro tem como principais vantagens a flexibilidade dos prazos de contratação e a previsibilidade de fluxo de caixa, uma vez que você saberá os valores que deverão ser dispostos mensalmente, com possibilidade de benefícios fiscais.

Como escolher a melhor instituição financeira?

O primeiro passo para fazer a escolha de uma instituição financeira, é garantir que ela seja autorizada pelo Banco Central. O segundo é optar por instituições das próprias montadoras, uma vez que, são especialistas em financiar produtos do segmento, possuem todo o conhecimento do seu negócio, o entende melhor do que qualquer outra instituição financeira e ainda podem proporcionar a preservação de seu limite de crédito em bancos comerciais de relacionamento. Por isso, poderão te oferecer soluções completas e adequadas conforme as suas necessidades e tornar os processos de análise de crédito mais ágeis.

Além disso, ao optar por realizar as operações com bancos da montadora, você conta com um relacionamento mais próximo, atendimento especializado e suporte em diversas concessionárias espalhadas pelo Brasil. Ou seja, independentemente de onde você estiver, sempre haverá alguém, na concessionária mais próxima, preparado para te ajudar.

Agora que você já conhece as diversas modalidades de financiamento, entenda qual a sua necessidade, estude as taxas de juros de cada uma delas e procure um banco da marca, eles poderão te ajudar a entender qual é a melhor opção para o seu negócio.

Continue acompanhando o Transporte Econômico para ter acesso a mais dicas de como melhorar a rentabilidade do seu negócio.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *