saiba mais sobre direção econômica.

Saiba mais sobre direção econômica.

Todo profissional do setor de transportes sabe que um dos primeiros passos para aprimorar seu negócio é conquistar uma direção mais econômica, e para isso é preciso conhecer e dominar técnicas que tornam suas rotas mais lucrativas. Isso porque, com práticas corretas, é possível garantir melhor aproveitamento do veículo e de seus mecanismos durante o percurso.

Você já sabe: dirigir de forma econômica significa saber lidar com os desafios da estrada, ou seja, ter o conhecimento das técnicas para uma condução correta e, assim, se adaptar a diversos imprevistos. Além da segurança que é proporcionada ao motorista e seu caminhão, essas técnicas auxiliam na economia de combustível e aumentam a produtividade. Confira as principais:

Invista em treinamento para os motoristas

Primeiramente, é primordial investir em treinamento para os motoristas pois, independentemente de quanto tempo ele possui de estrada, é preciso otimizar sua produtividade diariamente. Um bom treinamento deve abordar informações e técnicas sobre manutenção preventiva, direção eficiente, econômica e segura, atualização de tecnologias, entre outros assuntos.

Além de realizar o treinamento dos motoristas, atualmente é possível contar com a conectividade para acompanhar as técnicas de condução em tempo real e, assim, adotar uma melhoria nos hábitos de direção. Este acompanhamento pode ser realizado por um instrutor especializado e qualificado e contribui para que as melhorias obtidas pós-treinamento perdurem por mais tempo.

Não desça na “banguela” 

Até hoje, a “banguela” é uma má prática muito comum na condução dos caminhoneiros. Basicamente, ela consiste na utilização da inércia do caminhão em descidas ou vias planas para que o veículo se locomova sem aceleração e com a marcha no neutro.

Essa lenda, que circula entre os caminhoneiros, consiste na ideia de que, por meio dessa prática, o consumo de combustível diminui, já que a maior parte da energia que se gasta no caminhão que está acelerado vem da sua própria inércia. No entanto, na realidade, para uma direção mais econômica é necessário manter a marcha engrenada e não acionar o pedal do acelerador. Isso porque, dessa forma, a unidade eletrônica do motor corta o combustível, mas mantém a rotação, gerando economia.

Técnicas de aceleração

Todo caminhão possui importantes sistemas inteligentes capazes de tornar a direção mais segura e prática. A injeção eletrônica é uma delas e sua função é injetar mais combustível no motor quando o motorista pisa bruscamente no acelerador.

Isso acontece, pois ela interpreta que o caminhão necessita de mais potência para passar por algum obstáculo específico, como uma ultrapassagem ou desvio de obstáculo. Por isso, em situações normais de percurso, é necessário que a aceleração seja feita com movimentos suaves, garantindo que a quantidade de combustível injetada no motor não seja maior que a necessária e, assim, não prejudique o rendimento do seu caminhão e nem consuma combustível a mais.

Evite freadas bruscas

Não é só na aceleração que o motorista precisa se atentar: todas as estratégias de direção econômica são baseadas em ações suaves. Ou seja, o momento de frenagem também precisa de cuidados para uma economia de combustível e manutenção da segurança na estrada. Todo momento que visualizar um bloqueio à sua frente, como por exemplo um sinal vermelho, travessia de pedestres ou faixa de “Pare” em cruzamentos, ao reduzir a velocidade e acionar o freio, suavemente e o quanto antes, você garante uma economia de combustível e uma parada segura.

Frenagens bruscas são perigosas e podem causar acidentes no trânsito pois, se algo falhar, o tempo para tomar alguma atitude será muito curto para solucionar o problema antes da colisão. Além de proporcionar uma viagem segura, a utilização correta dos freios reduz sua pressão sobre eles, prolongando a vida útil desse componente de forma satisfatória.

Você encontra outras 5 dicas como essas no nosso eBook sobre Direção Econômica.  Para fazer o download gratuito basta clicar aqui! Esperamos que as dicas te ajudem a dirigir de forma mais econômica e, caso tenha alguma outra dica ou dúvidas que queira compartilhar, deixe aqui nos comentários!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *