Até 22% de economia de combustível
A Scania inova mais uma vez, agora no segmento de veículos semipesados, com foco no transporte de curtas, médias e longas distâncias.
Baseada na plataforma otimizada da Scania e na comprovada eficiência do seu trem de força, a linha de semipesados vem equipada com os com motores nas potências de 250, 280 e 320 cavalos, com novo eixo traseiro e nova caixa de mudanças Scania Opticruise, definindo altíssimos padrões para as operações nesse segmento.
*Entrega de até 22% de economia de combustível para caminhões semipesados 8×2, considerando 8% dos motores XPI + 2% das novas cabines + 2% do pacote aerodinâmico, em relação à linha PGR + 3% do Actcruise + 5% do Controle de Aceleração, acrescentados na Nova Geração de Caminhões e 2% da introdução dos novos motores XPI Proconve P8/Euro 6. Para caminhões semipesados 6×2, entrega de até 9% de economia de combustível, considerando 3% do Actcruise + 5% Controle de Aceleração + 1% da nova caixa de câmbio, em relação a linha Euro 5.
MOTORES SCANIA
Nossos motores de 7 e 9 litros para o segmentos de semipesados entregam os mais altos torques do mercado em baixa rotação, proporcionando maior desempenho aos veículos e melhores resultados para o seu negócio.
Motor 7L
Cada segmento de transporte apresenta desafios e exigências específicas em relação à potência. Por isso, a Scania desenvolveu o motor de 7 litros com 6 cilindros, sendo a escolha ideal para clientes que operam com pesos brutos menores, mas necessitam de alta carga útil.
Motor 9L
Os motores Scania de 9 litros têm na robustez o seu grande diferencial. É um motor de 5 cilindros que entrega potência máxima e maior capacidade de carga com menor consumo de combustível e baixas emissões.
MOTORES SCANIA
Combustível | Potência/Torque |
---|---|
Diesel 7L | 250hp / 1.100Nm |
Diesel 7L | 280hp / 1.200Nm |
Diesel 9L | 320hp/1.600Nm |
CAIXA DE CÂMBIO SCANIA OPTICRUISE G25
A caixa Scania Opticruise G25 é mais leve, compacta e silenciosa, proporcionando uma transferência perfeita de potência por meio de uma maior relação de transmissão e menor atrito interno.
Juntamente com uma maior robustez geral, o Scania Opticruise continua a ser a principal escolha para operações de transporte sustentáveis e eficientes em termos de combustível.
BENEFÍCIOS DO SCANIA OPTICRUISE
- Maior Capacidade de Arranque
- Maior Rapidez nas Trocas
- Maiores Intervalos de Manutenção
- Peso Reduzido
- Redução no Consumo de Combustível
Eficiência Excepcional
Por meio de um sistema de pulverização e de volume variável de óleo, a caixa G25 oferece uma melhor distribuição de fluxo do óleo, o que garante menos atrito entre os componentes e contribui para reduzir os desgastes internos.
Além disso, com base numa relação de transmissão de 14 velocidades, mais ampla e eficiente, seu sistema de controle seleciona automaticamente a velocidade ideal para cada situação de condução. As etapas de desempenho do Scania Opticruise, com super crawler e overdrive como padrão, são projetadas para suportar um torque mais alto em menores rotações do motor proporcionando menor consumo de combustível.
Compacta, mais leve e silenciosa
A caixa de alumínio compacta, juntamente com um design geométrico melhorado e distribuição de fluxo de óleo, fazem desta a nossa plataforma de caixa de mudanças mais leve e silenciosa que já desenvolvemos.
REDUÇÃO DE PESO
MODELO G25
(Em relação a geração anterior)
Novo peso | Torque de entrada | Número de Marchas | Dimensões | Ruído |
75kg mais leve | 2.500Nm | 14 marchas com 1 Crawler e Overdrive 4 marchas à ré | 150 mm mais curta | Redução de 3,5 dB |
Novo Peso | 75kg mais leve |
Torque de entrada | 2.500Nm |
Número de Marchas | 14 marchas (1 Crawler e Overdrive) Até 8 marchas à ré |
Dimensões | 150 mm mais curta |
Ruído | Redução de 3,5 dB |
Melhor Desempenho de Frenagem
O freio auxiliar hidráulico Retarder foi aprimorado proporcionando um torque máximo de 4.700 Nm.
EIXO TRASEIRO
São diversas as possibilidades oferecidas, específicas para cada aplicação, incluindo o diferencial R660 e o R780, as engrenagens de redução simples mais robustas da Scania.
EIXO R660
O R660 possui uma engrenagem de redução simples, destinada a veículos e combinações com peso total máximo abaixo de 44 toneladas. Pode ser especificado com bloqueio do diferencial, oferecendo baixo custo operacional devido à sua confiabilidade, longa vida útil e peso reduzido. Está dimensionado para um CMT de 44 toneladas.
EIXO R780
O R780 é um diferencial simples e robusto, equipado com trava do diferencial e filtro de óleo. Não possui redução nos cubos, sendo o bloqueio do diferencial ativado por um interruptor no painel de instrumentos. Possui CMT técnico do eixo de 66 toneladas, limitado a 45 toneladas para veículos semipesados.
SISTEMA MODULAR SCANIA
MAIOR FLEXIBILIDADE NA INSTALAÇÃO DOS TANQUES DE COMBUSTÍVEL
Em qualquer das configurações de tração é possível definir antecipadamente a posição dos tanques de combustível, de acordo com o encarroçamento, obtendo maior oportunidade de personalização e proporcionando uma melhor distribuição de carga entre os eixos.
CONFIGURAÇÕES DE TRAÇÃO
No segmento de caminhões semipesados, a Scania disponibiliza 3 modelos de configurações de rodas para chassi rígido:
- Configuração 4×2 – Entre eixos disponíveis: 3.350 mm a 6.350 mm.
- Configuração 6×2 – Entre eixos disponíveis: 3.150 mm a 6.950 mm.
- Configuração 8×2 – Entre eixos disponíveis: 4.550 mm a 6.950 mm.
SUSPENSÃO
- Suspensão dianteira: Molas parabólicas 2×32, com capacidade técnica de 6.700kg para 4×2 e 6×2 e 2x 7.100kg para 8×2.
- Suspensão traseira: A ar com 2 bolsões, com capacidade técnica de 13.000kg para 4×2 e de 19.000kg para 6×2 e 8×2.
Benefícios: conforto, segurança facilidade de manutenção e recursos tecnológicos incorporados, como:
- Balança eletrônica no painel e transferência de carga, que permite visualizar e distribuir a carga de formar adequada entre os eixos.
- Controle remoto do nível da suspensão, que permite ajustar a altura da suspensão traseira ao mesmo nível de descarga do produto.
PAINEL DIGITAL SCANIA
O novo painel digital Scania oferece alta resolução para melhor visibilidade e segurança na condução, incluindo novos campos programáveis e funções integradas com o implemento.
A nova Multimídia Scania, nas dimensões de 10.1 ou 12.9 polegadas, oferece conectividade integrada, bluetooth e conectores USB-C, rádio, Apple CarPlay e Android Auto. Além de permitir controlar a suspensão do veículo, acionar o ar condicionado, as luzes internas e a tomada de força, entre outras funcionalidades.
ECONOMIZE COMBUSTÍVEL
Controle de aceleração
Baseado no peso do veículo, na posição do pedal do acelerador e no deslocamento, o Controle de Aceleração Scania suaviza os movimentos bruscos da aceleração para evitar o desperdício, podendo economizar até 5% de combustível, além de oferecer uma condução confortável e preservar componentes do trem de força e dos freios.
Actcruise
O Scania Actcruise é o piloto automático com previsão ativa. O sistema usa informações topográficas e GPS, aproveitando os aclives e declives da pista para calcular o perfil de velocidade e as trocas de marchas mais eficientes em termos de consumo ao longo do trajeto.
Layshaft brake
O Opticruise com o Layshaft Brake é um sistema de freio no eixo secundário da caixa que torna as trocas de marchas 45% mais rápidas e suaves, e aumenta consideravelmente a resposta do motor.
TORNE SUA OPERAÇÃO MAIS SEGURA
Scania retarder 4700D
Com o freio auxiliar hidráulico Scania Retarder, o veículo tem maior potência de frenagem, tornando-se ainda mais seguro, prevenindo falhas de frenagem em longas descidas e aumentando a velocidade média em trechos de serra, enquanto simultaneamente reduz o desgaste dos freios de serviço.
Air-bags laterais
Exclusividade Scania, os air-bags lateriais de cortina protegem o motorista em caso de capotamento, garantindo máxima segurança quando associado ao air-bag do volante.
Pacote ADAS – Sistemas de auxílio ao motorista
Aviso de saída de faixa (LDW)
O LDW monitora as faixas de rolagem da pista e avisa o motorista quando o veículo sai de forma involuntária.
Frenagem de emergência avançada (AEB)
O AEB mede a distância e a velocidade relativa de qualquer veículo na pista, para intervir e evitar acidentes e aproximações perigosas. Para aumentar ainda mais a segurança, o freio de emergência avançado foi aprimorado. Com um radar mais sensível, além da detecção de veículos em frenagem, o AEB agora inclui a função de frenagem para pedestres e animais, aumentando a segurança durante a operação do veículo e reduzindo os riscos de acidentes.
Controle de cruzeiro adaptativo (ACC)
O ACC é o sistema que auxilia o motorista a manter um intervalo de espaço constante em relação ao veículo à sua frente, por meio de um radar localizado no para-choque dianteiro.
Alerta de ponto cego
Os sensores de ponto cego laterais aumentam a segurança na condução e reduzem os acidentes de trânsito relacionados com a falta de visibilidade nas laterais do veículo.
Alerta de usuário vulnerável
Os sensores de pedestres aumentam a segurança na condução, indicando quando há um usuário vulnerável da estrada – pedestres ou ciclistas – na lateral ou à frente do veículo. Se forem detectados, o sistema alerta o motorista para reduzir o risco de colisão.
Câmera de detecção traseira
Essa função ativa uma câmera retrovisora quando a marcha R é engatada. A imagem de vídeo é exibida no display do motorista. O campo de visão da câmera é de 180 graus, ajudando o motorista a detectar objetos que se aproximam, garantindo visibilidade de pessoas, veículos e outros objetos que se aproximam.
Solução de Rastreamento e Monitoramento
Instalação de fábrica de câmeras e rastreadores nos caminhões, preservando a qualidade de construção, aumentando a disponibilidade do veículo e mantendo garantia de fábrica.
Especificações Técnicas
Conheça todos os detalhes que fazem da Scania a escolha ideal para suas necessidades. Baixe nosso folheto técnico completo e veja por que estamos à frente quando o assunto é inovação e eficiência.
COMBUSTÍVEIS SUSTENTÁVEIS
Saiba maisNão é segredo que o setor de transportes é uma das principais fontes de emissão de poluentes pelo uso de combustíveis fósseis. Isso nos traz a necessidade de desenvolver soluções que reduzam as emissões provenientes do uso de combustíveis fósseis.
Dessa forma, assumimos o nosso compromisso de liderar a jornada rumo a um mundo de transporte mais sustentável para o meio ambiente, as pessoas e os negócios.