Saiba os cuidados necessários para operar com caminhões basculantes

Saiba os cuidados necessários para operar com caminhões basculantes

Popularmente conhecidos como caminhões-caçamba, suas carrocerias podem ser erguidas para facilitar o descarregamento do veículo.

O caminhão basculante, ou caminhão-caçamba, tem como característica principal a capacidade de erguer sua carroceria, facilitando o descarregamento, uma vez que a carga transportada é retirada pela ação da gravidade.

Esse tipo de veículo atende demandas mais específicas, sendo utilizado principalmente no transporte de materiais de construção, como brita, cimento, areia e demais produtos a granel.

Além de proporcionar mais agilidade e facilidade na carga e descarga, ele também comporta um grande volume de carga. Mas, apesar dessas vantagens, é necessário uma série de cuidados para operar com esse veículo. Acompanhe a seguir.

O primeiro passo é capacitar os motoristas.

Um motorista capacitado é aquele que está preparado para colocar em prática as técnicas de condução mais adequadas em cada operação de transporte. Ele tem papel fundamental na rentabilidade do negócio, afinal, ao conduzir o veículo, ele é responsável por alcançar os melhores resultados em segurança e economia.

Nas operações com caminhão basculante não é diferente. Caso essa atividade seja uma novidade no seu negócio, o ideal é que os motoristas passem por um treinamento que os ensine a operar esse veículo da forma mais rentável e segura possível – desde o momento em que ele irá carregar, até o trajeto percorrido e o momento de descarga.

Cuidados ao carregar!

Com os motoristas treinados e capacitados, chegou o momento de carregar e, agora, a atenção deve ser redobrada. Comece identificando o limite de carga da carroceria: mesmo que ela seja grande e aparente comportar um alto volume, é necessário estar atento ao peso da carga! O exemplo na prática é o seguinte: ao carregar com areia úmida, por exemplo, pode ser que o volume da caçamba não seja excedido, mas o peso máximo de carga e basculamento muitas vezes é facilmente alcançado.

Além disso, certifique-se de fazer a correta distribuição da carga. Ela precisa estar uniforme na carroceria pois, caso haja algum desequilíbrio ao erguer a caçamba, corre-se o risco de ocasionar o tombamento do caminhão.

Cuidados ao descarregar!

O momento de descarregar também exige atenção! O ideal é analisar o terreno e o local antes mesmo de realizar esse procedimento. A questão é que, quando erguida, a caçamba atinge uma altura bastante elevada, exigindo uma análise a fim de identificar algum obstáculo com o qual ela pode se chocar. Em perímetros urbanos, por exemplo, é comum a existência de árvores e rede elétrica. Além disso, você já viu que qualquer desequilíbrio gera perigo nessa atividade, por isso busque por terrenos planos, evitando qualquer desnivelamento.

Outros dois pontos que precisam de atenção nesse momento é garantir que o veículo esteja totalmente parado antes de bascular a caçamba e isolar a área em que essa atividade será realizada, assim garante-se a segurança do motorista e demais profissionais envolvidos.

Atente-se à legislação.

Apesar da Resolução 563/15 do Contran que tratava as normas de segurança para caminhões-caçamba ter sido suspensa, é necessário estar atento à legislação desse tipo de veículo, que pode trazer novas normas editadas para regular essa atividade.

De uma forma ou de outra, você pode considerar algumas recomendações que, com certeza, irão trazer mais segurança para a sua operação. Como por exemplo, a utilização de uma trava de segurança que impede o acionamento involuntário do dispositivo e um aviso visual e sonoro que alerta o acionamento da caçamba.

Além de tudo isso, realizar a manutenção preventiva do seu veículo e, principalmente, do sistema hidráulico é essencial para evitar qualquer imprevisto ou falha mecânica indesejados.

Ficou claro que a operação com caminhão basculante exige bastante cuidado e atenção. Essas medidas tornam a atividade mais segura e contribuem para a rentabilidade do seu negócio, afinal, a versatilidade e a agilidade desse tipo de veículo melhoram a produtividade e a eficiência dos processos.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *