saiba como aumentar a produtividade da sua frota!

Saiba como aumentar a produtividade da sua frota!

Não é novidade que o mercado de transporte de cargas oscila de acordo com a economia do país. Por isso, é importante que as transportadoras estejam sempre em busca de aprimorar seu planejamento e gestão e, assim, aumentar sua produtividade. Afinal, com uma produtividade maior, é possível estar preparado para qualquer desafio e, assim, vencer em um cenário mais competitivo.

Os primeiros passos para aumentar a eficiência estão relacionados ao planejamento de viagens e logística. Garanta bons resultados através de melhores prazos de entrega, fidelização de clientes, maior controle de custos, aumento da lucratividade da frota e facilidade na tomada de decisões.

Neste artigo iremos explicar algumas soluções para você investir e aumentar a produtividade da sua frota. Continue lendo!

Comece analisando resultados já obtidos

Antes de mais nada, comece analisando os resultados obtidos pela sua empresa no ano anterior. Ao analisar alguns dados, como por exemplo, os veículos que são mais eficientes e econômicos, a performance de cada motorista e os locais com mais demanda de frete, é possível entender na prática onde sua empresa está indo bem e o que pode ser aprimorado.

Acompanhe a performance dos veículos e dos motoristas

Para aumentar a eficiência da sua operação, acompanhe os detalhes da performance de todos os veículos da sua frota. Esse monitoramento serve não só para analisar a localização e velocidade de um veículo, mas também como cada um vem performando. Assim, você é capaz de identificar os que estão precisando de manutenção ou não, se prevenir quanto a possíveis desvios e entender o desgaste de componentes como freio, câmbio e pneus.

Além disso, ao acompanhar de perto a sua frota, é possível conhecer os hábitos de condução dos motoristas e propor treinamento e melhorias para aqueles que precisam!

Para esse monitoramento ser mais efetivo, é recomendado que você procure uma ferramenta de gestão de frota que supra todas as suas necessidades. Atualmente, com a conectividade nos veículos, isso ficou mais fácil. Para saber mais, clique aqui.

Busque manter a manutenção dos seus veículos sempre em dia

Manter a manutenção em dia é um dos principais passos para aumentar a produtividade da sua frota, isso porque realizando a manutenção sempre que necessário, você evita não só falhas nos componentes dos veículos como também possíveis imprevistos durante a operação.

Para isso, esteja atento principalmente à manutenção preventiva. Ela garante que o veículo esteja funcionando conforme o esperado e em boas condições, agindo como um “exame de rotina”.

Invista em conectividade

A conectividade chega para facilitar todos os fatores citados acima! A partir dela, é possível realizar uma gestão de frota mais inteligente, obter serviços de manutenção personalizados para a sua operação e treinamentos de motoristas mais eficazes, por exemplo.

Ela funciona através de uma rede móvel de dados que possibilita a análise detalhada de cada veículo da frota. São diversos dados e informações a serem analisados, como por exemplo: consumo de combustível, tempo de marcha lenta, hábitos de frenagem e rotação do motor. A partir dessa análise é possível, de tempo em tempo, sempre que necessário, melhorar a performance dos seus veículos e, consequentemente, a produtividade do seu negócio.

Bom, com essas dicas podemos notar que o principal segredo para aumentar a produtividade do seu negócio é sempre acompanhar a performance da sua frota como um todo, analisando principalmente os veículos, motoristas, e manutenção. Isso porque, através do acompanhamento é possível entender o que está funcionando ou não e a partir daí propor melhorias sempre que necessário.

E, aí? Gostou das dicas? Agora é com você! Coloque a mão na massa e aumente a produtividade do seu negócio!

Caso precise de mais dicas, por que você não dá uma lida no nosso eBook que contem dicas de como gerenciar melhor seu negócio? É só clicar aqui e fazer o download gratuito!

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *