roubo de carga: conheça 5 dicas para evitar!

Roubo de carga: conheça 5 dicas para evitar!

De uns tempos pra cá, a segurança nas estradas brasileiras causa muita preocupação para motoristas e empresas de transporte. E não é a toa, pois de acordo com a consultoria especializada em roubos de carga, FreightWatch International, o Brasil é o país com maior risco de roubos desse tipo.

Diante de um cenário assim, é fundamental que gestores orientem suas equipes e que os condutores sigam algumas recomendações para aumentar a segurança. Essas práticas ajudarão a evitar transtornos, prejuízos e, claro, proteger a integridade dos motoristas. Confira as dicas a seguir!

Planeje as rotas

O planejamento é essencial para impedir surpresas desagradáveis durante o trajeto. Ao traçar todo o percurso da viagem, as chances do motorista se perder é menor. Da mesma forma, diminuem consideravelmente as chances de passar por trechos desconhecidos e, algumas vezes, perigosos.

Para que haja uma definição mais precisa das rotas, é possível adquirir softwares e equipamentos de rastreamento que tornam a gestão das frotas muito mais eficiente e segura.

Programe as paradas

As paradas são extremamente necessárias para garantir a segurança e o desempenho dos motoristas. Porém, devem sempre ser feitas de forma organizada e monitorada. Ao definir a rota, vale também determinar os pontos de parada, sejam para alimentação ou abastecimento do veículo. Considere locais movimentados e previamente estabelecidos como seguros, já que os momentos de descanso são vistos como os mais vulneráveis.

Evite viagens noturnas

Os deslocamentos no período da noite se tornam mais suscetíveis à ação de quadrilhas, pois há:

  • menos iluminação;
  • menor número de policiais rodoviários nas pistas;
  • tráfego reduzido.

Por isso, apesar de prazos urgentes de entregas, é importante analisar muito bem se realmente há necessidade de realizar a viagem nesses horários. No final das contas, essa decisão pode significar problemas e prejuízos maiores do que negociar o vencimento da entrega.

Viaje em comboios

Se constatada a necessidade de viajar no período noturno, uma forma de aumentar a segurança é ter outros veículos de parceiros na mesma rota. Viajar em comboios faz com que os motoristas alertem uns aos outros em situações suspeitas a partir de sinais combinados entre eles, além de se ajudarem mutuamente na hora de vigiar os veículos durante as paradas.

Rastreie as cargas

Instalar um geolocalizador é uma das principais ações que aumentam a segurança nas estradas. Isso porque oferece diversas vantagens que vão além de preservar a carga, como baratear o seguro do material e contribuir para assegurar a vida dos motoristas. Alguns sistemas permitem até mesmo bloquear o veículo se ocorrer algum tipo de comportamento imprevisto.

Implementar políticas que proporcionem mais segurança é fundamental. Assim, haverá menos risco de prejuízos para a transportadora e para os motoristas. Além de ajudar na rentabilidade do negócio.

Se você quer receber mais dicas para aperfeiçoar seu planejamento e gestão da frota, se cadastre no portal e receba em primeira mão os nossos materiais gratuitos.

2 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *