qual o momento correto para renovação da frota?

Qual o momento correto para renovação da frota?

Muitos gestores de frotas e profissionais da área de transporte e logística ficam com dúvidas a respeito do momento de renovação de frota: quando fazer? Precisa realmente ser feito? Por que é necessário?

A verdade é que a gente sempre busca as melhores formas de otimizar as operações de transporte, e renovar a frota significa trazer novas soluções para alcançar mais rentabilidade. Por isso, nesse artigo iremos explicar a importância de investir na sua frota e como fazer isso de forma mais efetiva.

Primeiramente, é preciso entender que renovar a frota é realizar um investimento, afinal, veículos novos geram menos gastos com paradas e manutenção, além de possuir um melhor desempenho. Isso porque ao adquirir um veículo novo, você conta com o que há de mais atual em componentes, motorização, tecnologia embarcada, capacidade de carga e diversos outros fatores que impactam na performance e desempenho do veículo. Sem falar na segurança: veículos que já rodaram muito podem apresentar desgastes em componentes que além de comprometer a capacidade de atuação dos motoristas, ainda os colocam em risco.

Ao renovar a frota, você passa a contar com tecnologias mais atuais para o gerenciamento do seu negócio, para economia de combustível e redução de gastos. Por exemplo, através da conectividade você sabe o momento exato de realizar uma parada, fazendo com que você consiga programá-la e torná-la mais rápida e eficiente.

Confira os sinais de que está na hora de renovar sua frota:

Gastos elevados com manutenção

É importante analisar os gastos com a manutenção de cada veículo da sua frota, pois além de representar um custo excessivo no custo final da sua operação, parar muitas vezes para realizar manutenção prejudica a disponibilidade dos seus veículos e pode indicar desgaste do veículo, comprometendo seu desempenho, consumo de combustível e até mesmo a sua segurança.

Tecnologias ultrapassadas

Contar com veículos que possuem tecnologias ultrapassadas pode indicar a necessidade de renovar a frota. Isso porque o mercado é cada vez mais competitivo, e as novas tecnologias permitem oferecer um serviço melhor, atendendo a diversas demandas e sendo fator decisivo para se sobressair e conseguir mais fretes.

Além disso, ao adquirir veículos novos, você também passa a contar com tecnologias embarcadas que contribuem para redução no consumo de combustível, aumento da segurança, conforto e melhor condução dos motoristas. Isso porque os veículos novos já possuem o módulo da conectividade instalado e permitem uma melhor gestão da frota, manutenção personalizada e acompanhamento dos hábitos de condução dos motoristas. Contar com tudo isso, significa ter mais disponibilidade, economia de combustível e menor gasto com manutenção.

Alterações na operação

Para atender as demandas do transporte de cargas é preciso estar atento aos veículos que você possui na sua frota e se eles se adequam à sua operação. Por exemplo, um aumento na demanda de fretes ou inclusão de novos tipos de carga no transporte, pode significar que você precise aumentar o número de veículos da sua frota para atender esses fretes com qualidade.

Após identificar que realmente é necessário realizar a renovação da frota, faça uma escolha inteligente: procure os veículos que atendam às novas necessidades da sua operação e contribuirão para trazer mais lucro ao seu negócio. Para isso, pesquise quais as melhores opções do mercado. Procure sempre prestar atenção no desempenho do veículo e nas tecnologias que ele possui e que podem contribuir com a redução dos custos operacionais. Com certeza você irá encontrar um veículo que gere economia e segurança, além de minimizar seus custos com manutenção e combustível e aumentar a rentabilidade da sua operação.

Caso você queria saber mais sobre como escolher o melhor veículo para a sua operação, baixe o nosso eBook gratuito e continue acompanhando os conteúdos do nosso blog.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *