porquê e como treinar os motoristas.

Porquê e como treinar os motoristas.

Os hábitos de condução dos motoristas são de grande importância para uma operação de transporte, pois afeta diretamente tanto no desempenho do caminhão quanto nos demais custos operacionais. Além disso, podem impactar em fatores como imperfeições no veículo, multas, acidentes, paradas desnecessárias, manutenções extras e desgaste nos componentes que  afetam a produtividade das operações e a imagem e lucratividade da sua empresa.

Hábitos seguros e que respeitam às normas de trânsito são importantes, por isso é preciso investir em treinamentos e cursos que melhorem a atuação dos motoristas na estrada. Para saber mais sobre os benefícios dos treinamentos de motoristas e conhecer cursos disponíveis continue lendo esse artigo!

Por que treinar os motoristas?

O profissional que dirige diariamente sabe todos os perigos que podem causar acidentes ou qualquer outro tipo de imprevisto nas estradas. Se o motorista for preparado para lidar com todo tipo de situação, ele contribui para a segurança dele e dos outros que estão na mesma estrada.

Além disso, motorista bem treinado dirige o veículo de forma mais aperfeiçoada e contribui para um menor consumo de combustível e desgastes dos componentes (câmbio, pneus, freios, outros). Com isso, os custos com manutenção e a necessidade de realizar muitas paradas diminuem e, nós sabemos: quanto menos tempo o veículo ficar parado, melhor!

Formas de Treinar Motoristas

Atualmente o mercado oferece diversos cursos para os motoristas: alguns são lecionados em salas de aula, concessionárias, nas empresas e até mesmo à distância.

Cursos específicos

Os mais comuns são os cursos de direção defensiva e econômica, prevenção e gerenciamento de riscos, manutenção veicular, pois eles oferecem um treinamento necessário para que os motoristas saibam como agir em condições adversas na pista, consumindo menos combustível e preservando os componentes do veículo.

Esses cursos de capacitação também podem auxiliar o motorista a se prevenir de contratempos durante a viagem, ou a reagir caso ocorram imprevistos, como por exemplo pequenos problemas como um pneu furado ou até situações mais graves que ofereçam perigo a ele ou qualquer outra pessoa envolvida.

Agora, caso a operação seja o transporte de produtos químicos ou perigosos, é indicado que o motorista seja certificado pelo Sistema de Avaliação em Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade (SASSMAQ) e se possível realize o Curso de Movimentação Operacional de Produtos Perigosos (MOPP).

Tecnologias do veículo

Para deixar a rota mais segura, você pode contar com a utilização de um sistema de auxílio ao motorista durante a condução, que funciona como um instrutor virtual. Esse sistema permanece em constante funcionamento durante a direção, fornecendo dicas para economizar combustível, usar o sistema de freio, preservar os componentes do veículo e melhorar o desempenho do motorista.

Treinamentos oferecidos pelas montadoras

Contar com treinamentos oferecidos pelas próprias montadoras, significa ter o suporte de quem mais entende do veículo que se está conduzindo.

Atualmente no mercado, a Scania oferece, entre outras opções de treinamento, o serviço de Driver Coaching, que funciona basicamente como um treinamento individualizado e personalizado para cada motorista. Um instrutor acompanha, via conectividade, os hábitos de condução dos motoristas e oferece dicas ao longo da viagem para que ele tenha a condução aperfeiçoada. Dessa forma, todos os ensinamentos obtidos por treinamentos feitos anteriormente, são reforçados ao longo do tempo, garantindo uma melhor durabilidade nos hábitos corretos de direção.

Um motorista experiente aumenta a segurança nas estradas, cuida dos veículos, realiza uma viagem mais econômica e, claro, contribui efetivamente para a diminuição dos custos de uma operação. Ou seja, os benefícios do treinamento não ficam apenas para os motoristas, eles se estendem para o negócio de transporte como um todo.

Continue acompanhando o Transporte Econômico para receber novidades de como minimizar os custos da sua operação.

4 respostas
  1. Márcio ferreti
    Márcio ferreti says:

    Muito bom um treinamento de boa condução de um equipamento só tem acrescentar na segurança do motorista do equipamento de transporte e as pessoas que estão envolta do trabalho. Para o caminhão e equipamentos durarem e muito mais econômico porque hoje em dia tudo está muito caro quando quebra o equipamento e manutenção. Treinamento vale muito para o motorista ficar por dentro de custo e benefício que hoje em dia vale muito.

    Responder
    • Sérgio Luiz
      Sérgio Luiz says:

      Bom dia!
      Existe uma página no Facebook ” O BOM MOTORISTA ” tiro duvidas com administrador da página via mensagem privada … tenho alcançado ótimos resultados.

      Responder
  2. Reginaldo Moraes Silveira
    Reginaldo Moraes Silveira says:

    É muito importante o profissional conhecer realmente a máquina que vai realizar a operação, e com suas tecnologias embarcada no veículo.
    Assim o condutor terá um bom aproveitamento tanto na economia de diesel, e também conservação dos componentes.

    Responder

Trackbacks & Pingbacks

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *