peças remanufaturadas X recondicionadas: qual é a melhor opção?

Peças remanufaturadas X recondicionadas: qual é a melhor opção?

Conhecer a diferença entre peças remanufaturadas e recondicionadas é essencial para quem precisa trocar algum item do caminhão por um preço mais baixo, porém, sem deixar a segurança, eficiência e durabilidade de lado. Apesar desses dois segmentos de peças seminovas terem crescido significativamente no Brasil, eles ainda deixam dúvidas em alguns caminhoneiros, que nem sempre sabem quais características considerar na hora da compra.

Se você deseja se aprofundar no assunto para fazer uma escolha mais assertiva nas próximas aquisições, mas não sabe por onde começar, nós podemos te ajudar. Nas próximas linhas deste post listaremos as principais diferenças entre as peças remanufaturadas e as peças recondicionadas. Vamos lá?

Peças remanufaturadas
São aquelas que foram reindustrializadas pelo próprio fabricante do produto. Durante o processo de remanufatura, a peça é inteiramente desmontada para que os componentes desgastados possam ser substituídos por novos ou recuperados. Nesse caso, é essencial que durante toda a sua vida útil a peça não tenha apresentado nenhum defeito.

Após a reforma ser concluída, o item passa por testes de qualidade que irão garantir que o produto retorne ao mercado em excelentes condições de uso.

Veja outras vantagens de optar por peças remanufaturadas:

Garantia de qualidade: a principal vantagem é a qualidade dessas peças. Por serem reindustrializadas e testadas pelo próprio fabricante, elas possuem a mesma qualidade de um item novo original.

Custo-benefício: além de economizar no valor da peça, os gastos com manutenções emergenciais também são minimizados, uma vez que a peça possui garantia de qualidade do fabricante.

Garantia do fabricante: como o processo é feito pelo fabricante, muitas vezes você pode contar com uma garantia maior.

Reduz danos ao meio ambiente: esse processo reduz o uso de matérias-primas e recursos naturais, bem como a emissão de CO2 proveniente da fabricação de peças novas e a produção de lixo automotivo.

Peças recondicionadas
Ao contrário do que acontece na remanufatura, as peças recondicionadas são aquelas que quebraram ou apresentaram defeitos ao longo da vida útil e que, para serem utilizadas novamente, passam por reparos. Ao contrário do que acontece na remanufatura, as peças recondicionadas não são reformadas totalmente – apenas as partes defeituosas é que passam por ajustes.

Apesar de trazer um alívio momentâneo ao bolso do motorista, nem sempre a escolha por peças recondicionadas se apresenta como uma boa alternativa. Isso porque, como você já deve imaginar, peças que já sofreram defeitos têm uma vida útil muito menor em relação às peças novas ou remanufaturadas. Além disso, elas também não possuem garantia de uso.

Conclusão
A decisão mais sábia que você pode tomar é sempre optar por produtos de boa procedência e com garantia de qualidade original do fabricante. Afinal, dessa forma você garante máxima segurança para as suas viagens, cuida do desempenho do seu veículo e ainda minimiza a necessidade de manutenção.

Além disso, as peças remanufaturadas são uma ótima opção para alcançar toda a qualidade e cuidado que seu negócio precisa e ainda reduzir os custos com manutenção na sua operação.

Clique aqui e conheça outras dicas que te ajudarão a aumentar a vida útil do seu companheiro de estrada!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *