O que observar ao escolher a cabine do seu caminhão

Conforto e ergonomia são fatores fundamentais no dia a dia do motorista

Como já conversamos anteriormente, a cabine do caminhão influencia diretamente no consumo de combustível e na segurança das suas viagens.

Mas, além disso, outros pontos devem ser observados na hora de escolher qual a melhor opção para você. Continue a leitura e saiba quais são!

Ergonomia 

Enfrentar longas horas de viagem, encarar trânsito e até mesmo manobrar em espaços reduzidos faz parte do dia a dia dos motoristas de caminhão. Por isso, contar com uma cabine adequada é fundamental para preservar sua saúde, segurança e performance ao conduzir.

Sabemos que existem no mercado diversos tamanhos e configurações de cabine, isso porque elas precisam se adequar às necessidades de cada operação. Por exemplo, para viagens mais longas, uma cabine maior e mais espaçosa é o ideal, enquanto para viagens urbanas o ideal é que ela seja mais compacta.

De qualquer forma, ao adquirir um caminhão, procure aquele que ofereça uma cabine confortável e mais ergonômica independentemente de seu tamanho. Assento de qualidade, apoio para os braços e volante bem posicionado são algumas das características que uma boa cabine deve ter e isso você deve considerar até nas opções mais compactas.

Não podemos esquecer também da disposição dos equipamentos dentro dela. Onde ficam posicionados os botões? E as outras ferramentas? Se o motorista necessita se esticar para alcançar algo, significa que esse equipamento não está na posição adequada e isso deve ser revisto.

Conforto

Para quem vive na estrada, a cabine é uma segunda casa.

Nesse sentido, o ideal é que todas as atividades diárias de um caminhoneiro sejam realizadas dentro de um ambiente mais confortável. Além de todos os fatores mencionados referentes à ergonomia da cabine, ao adquirir o seu caminhão observe também itens gerais de conforto da cabine.

Entenda quais as suas necessidades primordiais do dia a dia e o que deixaria o seu ambiente de trabalho mais confortável. Considere cabines com bom espaçamento interno e diferentes opções de acessórios, como a inclusão de dispositivos de armazenamento, cama, mesa e outros acessórios de apoio.

Segurança

Já falamos sobre esse assunto em outro momento, mas é sempre importante ressaltar a importância da segurança na hora de escolher a cabine do seu caminhão.

Seja na visibilidade da estrada, travas de segurança ou airbags, investir na prevenção de acidentes é primordial para todo motorista. Mas, além desses pontos da cabine que contribuem para uma viagem mais segura, existem outras formas de correr menos riscos nos seus trajetos, saiba mais clicando aqui.

Adequação ao seu negócio.

Além de todos esses pontos mencionados, outro fator importante na escolha de uma cabine é verificar se ela é a mais adequada para seu negócio e suas necessidades. Por isso, antes de procurar as opções disponíveis no mercado, pense nas características da sua operação e o que é mais importante para o seu dia a dia.

E lembre-se: independentemente das condições de onde você roda, é sempre possível combinar as necessidades técnicas, como tamanho e altura da cabine, com o conforto, ergonomia e segurança que você precisa.

Isso é fundamental para obter melhores resultados em termos de economia de combustível, desempenho do motorista e redução nos custos operacionais.

Gostou do conteúdo? Então você vai gostar de conhecer Cinco itens indispensáveis para qualquer caminhoneiro!

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *