motorista de caminhão: como começar na profissão?

Motorista de caminhão: como começar na profissão?

Começar uma nova fase profissional na vida sempre é um desafio. Para o transporte de carga também é assim. Não basta apenas comprar um veículo e sair pelas estradas, sabemos disso. Alguns procedimentos precisam ser realizados para cumprir todas as exigências legislativas e obter bons resultados.

Antes de tudo, é importante decidir em qual setor você irá se especializar, pois essa decisão é que permitirá que você analise o investimento, busque a documentação correta, o veículo ideal, o curso a fazer, entre outros fatores essenciais para a profissão.

Mas não é só isso! Existem muitas outras decisões a se tomar. Por isso, separamos neste artigo algumas dicas para iniciar a carreira com excelência. Continue lendo!

Carteira profissional

Depois de decidir em que setor irá trabalhar, pense na documentação. A carteira de habilitação é essencial para quem deseja viver nas estradas, já que, por lei, é preciso estar de acordo com todas as exigências e com a categoria adequada para seu setor de transporte.

Categoria C: é permitida apenas um ano depois de adquirir a categoria B. Nesse caso, você terá permissão para dirigir veículos não articulados, cujo peso total seja maior que 3.500 kg);

Categoria D: é necessário ter, no mínimo, 21 anos de idade e 2 anos de habilitação na categoria B para adquiri-la. Somente após essas exigências você estará apto a dirigir os veículos da categoria C e também veículos para mais de 8 passageiros e cargas perigosas.

Categoria E: é a maior categoria de habilitação disponível no Brasil. Então, para estar no direito de adquiri-la, é preciso ter mais de 21 anos e ser habilitado em todas as categorias anteriores. Nesta categoria, o motorista é capaz de dirigir veículos mais pesados, com mais de um módulo e que tenha 6.000kg ou mais de peso bruto total.

Cursos

Em qualquer profissão é indispensável investir nos estudos, no ramo de transporte principalmente! Além dos cursos obrigatórios para motoristas, é importante que você se esforce para aperfeiçoar seus conceitos e habilidades na estrada.
Além disso, quanto mais certificações e experiências tiver, mais você se diferenciará no mercado tão competitivo como o de hoje.
Procure sempre cursos e especializações que se encaixam no seu perfil, independentemente do tipo de carga e veículo. Eles serão seus melhores aliados para obter excelência em sua carreira.

Encontre o seu perfil

Decidir pela carreira autônoma ou se você será empregado é uma etapa muito importante para quem deseja começar na profissão, afinal não precisamos nem dizer que influenciará muito no seu futuro como profissional, não é mesmo?
Essa não é uma decisão simples de ser tomada e por isso vários fatores devem ser analisados. Acompanhe:

Valor disponível para começar

De nada adianta você se planejar se não souber o valor necessário para tirar as ideias do papel ou então, não tiver a quantia necessária. Como esse começo é difícil, é preciso analisar tudo com muito cuidado e realizar um planejamento financeiro antes de tomar qualquer decisão. Dessa forma, os riscos de se enfrentar problemas no futuro são consideravelmente menores.

Perfil profissional

Você sabe qual é seu perfil profissional? Para conhecer é bem fácil, analise suas ambições, objetivos e necessidades.
Ou seja, se você sonha em ter o próprio negócio, seu espírito está voltado para o empreendedorismo e você precisa se planejar para abrir a empresa. Mas se você prefere a carteira assinada e a segurança de um salário fixo, o ideal é procurar alguma empresa qualificada para sua profissão para se empregar.
De qualquer forma saiba que, qualquer que seja a sua escolha, ambas garantem bons retornos e você pode alcançar o sucesso que procura. Mas, para isso, é necessário se planejar!

Caminhoneiro autônomo

Você já decidiu se irá financiar, pagar à vista ou fazer um consórcio para comprar o caminhão?
Para quem deseja começar como autônomo, adquirir um veículo é essencial. Para isso, planeje-se e saiba como utilizar corretamente seu investimento. Decidir se irá financiar ou pagar à vista depende de quanto dinheiro possui e seus objetivos. O mais importante é que a escolha não comprometa sua vida financeira e permita o seu crescimento profissional.

Além disso, pesquise muito para decidir se será um veículo zero quilômetro ou um seminovo. Existem muitos veículos bons no mercado, apenas preste atenção nos valores muito mais baixos, pois mais fatores precisam ser avaliados antes desta compra.

Outro ponto importante é o fato de que a legislação possui exigências que você deve cumprir antes de sair pelas estradas. A principal delas é ter o cadastro na ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), pois sem ele não é possível exercer a profissão regularmente.

O RNTC – Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas – só pode ser realizado por quem já possui um caminhão. Sendo assim, é necessário que você já tenha comprado ou iniciado o processo de financiamento para requerer o registro. Além disso, você deve se preocupar em contribuir para o INSS.

Caminhoneiro empregado

Se você prefere a segurança financeira e a carteira assinada, precisa saber que não está livre de escolhas e decisões importantes. Além disso, para entrar no mercado de trabalho e conseguir se empregar em uma boa empresa, é preciso seguir alguns passos.

O primeiro e crucial é o currículo. Para se destacar entre os concorrentes de alguma vaga, se esforce para ter um currículo atrativo e completo; mesmo não possuindo experiência, sempre seja verdadeiro e objetivo. Uma maneira assertiva de tornar seu currículo mais atrativo e completo é se especializar – quanto mais cursos você tiver, mais fácil será de se destacar!

Além disso tudo, é muito importante possuir contatos profissionais para conquistar novos clientes. Que tal procurar alguns voltados para sua área? Quanto mais, melhor!

Todas essas escolhas e tomadas de decisão mudarão sua vida profissional e garantirão que você entre com excelência, profissionalismo e eficiência na estrada. Gostou das dicas? Esperamos que tenham ajudado você a escolher sua carreira.

Aproveite que está aqui e baixe nosso e-Book sobre como escolher o veículo correto para a sua operação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *