você sabe o que é mito e o que é verdade sobre troca de óleo?

Você sabe o que é mito e o que é verdade sobre troca de óleo?

Como você deve saber, estar com a troca de óleo em dia é imprescindível para o bom desempenho do caminhão. Isso porque, além de lubrificar, ele limpa toda a parte interna do motor, garantindo o seu bom funcionamento. Mas, ainda existem algumas dúvidas a respeito desse cuidado com o caminhão e algumas vezes acabamos nos perguntando se aquela informação compartilhada pelo parceiro da estrada é verdade ou não.

Pensando nisso e para que você se mantenha cada vez mais informado, separamos as principais informações que circulam por aí, para te ajudar a identificar o que é mito e o que é verdade. Continue a leitura para saber mais e compartilhar essas dicas com seus companheiros de estrada.

1 – Existem diversos tipos de óleo no mercado

Verdade! Atualmente, existem diferentes tipos de óleo no mercado. Eles são divididos em óleo mineral, óleo sintético e semissintético e cada um possui uma formulação e função específica. Por isso, lembre-se de procurar orientações do fabricante na hora de realizar a troca. Assim, você garantirá o resultado esperado e melhorará a performance do seu veículo!

2 – Não se pode misturar óleo de duas marcas diferentes

Mito! Mas esse precisa de uma atenção maior. De fato, não é errado completar o nível de óleo com outro de uma marca diferente, porém é necessário avaliar as especificações de desempenho e viscosidade dos óleos, a fim de identificar se eles são compatíveis. Caso você misture dois óleos com características diferentes, o resultado não será o esperado e você poderá ter a eficiência do seu veículo prejudicada, consumindo mais combustível.

3 – Sempre que for trocar o óleo, é necessário trocar o filtro

Mito! Essas trocas não precisam ser combinadas, muito pelo contrário: elas devem ser intercaladas, de uma forma com que a cada duas trocas de óleo seja feita uma troca de filtro. Por isso, busque realizar as trocas em concessionárias, a fim de contar com um atendimento mais preparado e especializado.

4 – É normal que a coloração dos óleos sofram alteração

Verdade! A mudança na cor dos óleos é normal e significa que ele cumpriu seu papel de realizar a limpeza no motor, retirando as impurezas que podiam comprometer o funcionamento.

5 – O óleo deve ser trocado a cada 5 mil km rodados

Mito! Esse é um grande mito das estradas, afinal como é possível definir um padrão de tempo para troca de óleo, se cada caminhão é utilizado de uma maneira e possui características diferentes? O ideal é sempre seguir a orientação do fabricante e procurar uma concessionária para mais orientações.

E aí, você já foi pego por algum mito desses que mencionamos acima? Ou já sabia dessas informações? O importante é sempre ter o maior cuidado possível com o seu caminhão, conservando-o e tirando o máximo desempenho dele. E para isso, cada detalhe conta, principalmente a forma de realizar manutenções e revisões!

Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Deixe o seu comentário, para que possamos te ajudar!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *