A evolução do transporte de passageiros

A evolução do transporte de passageiros

Em constante evolução, o transporte de passageiros já conta com soluções sustentáveis.

Seja na cidade ou nas estradas pelo Brasil, passageiros vão e vêm o tempo todo, nos mostrando o quanto é essencial garantir mobilidade à população e o quanto soluções insatisfatórias no transporte podem causar problemas econômicos, sociais e ambientais.

Somado a tudo isso, outro ponto ainda é levantado: o futuro exige um mundo cada vez mais sustentável, não apenas para o meio ambiente, mas também para a sociedade e o negócio. Na prática, isso significa atingir o equilíbrio entre garantir boas condições de mobilidade aos passageiros, minimizar os impactos ambientais e manter os bons resultados da empresa.

Nesse sentido, fabricantes buscam cada vez mais tecnologias para entregar soluções completas para o transporte de passageiros. Acompanhe algumas opções disponíveis no mercado:

Tecnologias de segurança

Garantir mais segurança está sempre em primeiro lugar quando o assunto é o transporte de passageiros. Para isso, é possível contar com diversas tecnologias que contribuem para a realização de viagens cada vez mais seguras.

Atualmente, o sistema de freio dos chassis já conta com diversas tecnologias responsáveis por garantir máxima segurança aos passageiros e motoristas, como, por exemplo, o ABS (que melhora a aderência dos pneus ao solo), o ESP (que auxilia em casos de derrapagem ou patinação das rodas) e o Sistema de Freio Eletrônico (que entende o nível de frenagem necessário em cada roda).

Mas, além dessas tecnologias, é possível contar com mais uma infinidade de opções para aprimorar a segurança do seu veículo. São tecnologias capazes de manter o ônibus a uma distância segura do veículo à frente, frear de forma emergencial no caso de algum imprevisto, avisar ao motorista sobre saídas de faixa de forma involuntária e aplicar ações para evitar o capotamento, no caso de identificar algum risco.

Melhorias no conforto

Garantir conforto para os passageiros é primordial, e um dos principais fatores que contribuem com isso é a estabilidade do ônibus. Contar com uma suspensão pneumática controlada eletronicamente é uma excelente maneira de proporcionar isso aos passageiros, afinal, ela permite que o nível do veículo seja ajustado de forma rápida e ágil compensando alguma irregularidade.

Viagens confortáveis também têm a ver com confiança e, para isso, é fundamental contar com um time de motoristas qualificados que priorizam durante toda a viagem a segurança e o bem-estar dos passageiros.

Nesse sentido, vale muito a pena investir em treinamentos para esses profissionais se aperfeiçoarem e conhecerem técnicas para uma direção mais segura e eficaz. Entenda mais sobre isso no próximo tópico.

Economia de combustível

O primeiro passo para reduzir o consumo de combustível é contar com um veículo econômico, mas os resultados são ainda melhores quando os motoristas estão preparados para uma direção econômica. Por isso é tão importante investir no treinamento desse profissional.

Hoje em dia já estão disponíveis diversas formas de capacitar os motoristas: além de contar com um treinamento presencial, também é possível acompanhar o desempenho de cada veículo e propor ações de melhorias de forma assertiva e eficaz.

Para isso, basta ter a conectividade instalada no seu ônibus. Ela será responsável por compartilhar informações como consumo de combustível e freadas bruscas para, a partir daí, você analisar o que está performando bem e o que pode ser melhorado no estilo de condução de cada profissional.

Disponibilidade

Garantir que o veículo rode por mais tempo também é fundamental para o transporte de passageiros, afinal, ninguém quer ter a viagem interrompida seja qual for o motivo, certo?

Para isso, é importante que você mantenha a manutenção desses veículos sempre em dia, dessa forma você consegue se prevenir a fim de evitar paradas imprevistas.

Uma das maneiras de se organizar para realizar as manutenções da forma correta é contar com um Plano de Manutenção, e o mais interessante é que atualmente você encontra planos cujo pagamento é feito de acordo com a quilometragem rodada com o veículo, ou seja, no período em que o ônibus não rodar, você não terá custos com a manutenção dele.

Sustentabilidade

Alcançar bons resultados com a sua empresa também é procurar por alternativas que cuidem do meio ambiente. Afinal, já que o futuro exige soluções sustentáveis, é essencial que sua empresa esteja alinhada a essas necessidades.

Para isso, você pode procurar por opções que vão desde maneiras de minimizar a emissão de CO2 por meio da redução no consumo de combustível até optar por combustíveis alternativos.

A primeira opção é o aqui e agora, e você já pode implementar isso no seu negócio: basta contar com um bom veículo e uma equipe de motoristas bem-treinada. Agora, se você deseja ir mais a fundo, procure saber mais sobre os combustíveis alternativos.

Biodiesel, biometano, biogás e etanol são algumas das opções que podem substituir o diesel no transporte de passageiros. Nesse artigo, nós apresentamos uma visão geral dos principais combustíveis alternativos, mas continue acompanhando o Transporte Econômico pois, em breve, falaremos sobre a utilização deles especificamente no transporte de passageiros.

Bom, você viu que, tanto em viagens urbanas quando nas rodoviárias, mais longas, ao contrário do que se pensa não é necessário abdicar do conforto ou da segurança para alcançar bons resultados em economia e rentabilidade. Basta procurar por soluções completas que entregam o melhor para os seus passageiros e para a sua empresa.

Gostou do conteúdo? Se você quiser ler mais sobre o tema, clique aqui e saiba como as tecnologias ajudam no transporte de passageiros.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *