Estabilidade e segurança nos caminhões

Estabilidade e segurança nos caminhões

Saiba como o design do seu caminhão e algumas tecnologias podem proporcionar maior segurança para suas viagens.

Um dos tipos mais comuns de acidente nas rodovias brasileiras ainda é o tombamento de caminhões, por isso dirigir com cuidado e atenção é essencial para quem passa a vida na estrada. Pensando nisso, as montadoras passaram a aprimorar seus veículos e tecnologias a fim de proporcionar viagens mais seguras aos motoristas.

As técnicas e os hábitos da direção defensiva são a principal chave para seguir uma viagem sem imprevistos ou acidentes, mas ainda assim é possível contar com alguns diferenciais do veículo que contribuem para uma maior segurança na estrada.

Aerodinâmica
Muitos pensam que o design do caminhão é uma questão estética, mas vai além disso: a aerodinâmica do veículo contribui não só para uma viagem mais econômica, como também mais segura. Isso porque todas as características da cabine influenciam na resistência do ar e na estabilidade do veículo.

Para isso cada detalhe conta, desde a aparência externa da cabine até o espaço interno e a posição dos eixos. Exemplo disso é a Nova Geração de Caminhões Scania: com o eixo dianteiro mais pra frente e o centro de gravidade mais baixo, é possível garantir mais segurança. Isso traz benefícios como maior estabilidade ao fazer curvas e sob forte frenagem, sem afetar o conforto do motorista.

Você pode entender mais sobre o conceito de aerodinâmica clicando aqui.

Suspensão
A suspensão é outro fator que está totalmente relacionado à estabilidade dos veículos, afinal sua função nada mais é que manter o pneu em contato com o solo de maneira estável e constante. Basicamente, seus componentes absorvem o impacto ao se passar por um obstáculo na pista, minimizando as vibrações e mantendo a estabilidade.

Com isso em mente, não deixe de manter as manutenções em dia e, sempre que necessário, cheque cada componente da suspensão, calibre os pneus e faça o alinhamento do caminhão. Também é importante respeitar o limite de peso do veículo e, claro, utilizar peças e serviços originais.

Pneus
Manter o cuidado com os pneus em dia também é essencial para garantir melhor estabilidade. Afinal, estando em contato direto com o solo e recebendo o impacto e o peso do caminhão, são eles que sofrem um dos maiores desgastes durante as viagens, ao mesmo tempo em que evitam maiores impactos ao veículo e ao motorista, aumentando a segurança.

Tecnologias de segurança
Você já sabe que a tecnologia está em todo lugar e, é claro, que ela também está presente no seu dia a dia, contribuindo para que você realize viagens mais tranquilas e seguras.

Grande parte dos caminhões já saem de fábrica com tecnologias essenciais para a qualidade das viagens que você realiza! Por exemplo, nos caminhões da Scania, o Programa de Estabilidade Eletrônico (ESP) é responsável por analisar a forma de condução do veículo e ativar os freios caso haja algum movimento inadequado, ajustando o comportamento e evitando tombamentos.

Eles também são equipados com o pacote ADAS, que é composto por três tecnologias de segurança: o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), que mantém uma distância segura do veículo da frente, o Aviso de Saída de Faixa (LDW), que avisa o motorista quando o veículo sai de forma involuntária das faixas de rolagem, e a Frenagem de Emergência Avançada (AEB), que utiliza os freios de serviços auxiliares e as trocas de marchas para diminuir o risco de colisões frontais.

A estabilidade do seu veículo está relacionada a diversos componentes e características dele e, ao entender cada detalhe dessa relação, fica mais fácil tomar atitudes e cuidados específicos e, assim, garantir mais segurança às viagens.

Por isso, os fabricantes de caminhões e ônibus estão cada dia mais atentos quanto à segurança na estrada, permitindo que os veículos já saiam de fábrica equipados com diversos sistemas autônomos que visam minimizar o número de acidentes.

Lembre-se: mesmo com tanta tecnologia, o motorista ainda tem um papel fundamental na segurança e na economia de combustível. Agora que você já sabe tudo sobre estabilidade e segurança, que tal conhecer 5 passos para uma direção defensiva?

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *