Conectividade é um dos principais assuntos que abordamos aqui no Transporte Econômico e não é à toa. Ela é a principal inovação tecnológica nos últimos anos não só para a sociedade como um todo, mas também para as operações de transporte e logística.
É por meio dela que os transportadores conseguem acompanhar informações da frota, possibilitando uma gestão de frotas mais inteligente, serviços de manutenção personalizados para a operação e treinamentos de motoristas mais eficazes.
Nesse artigo, vamos te explicar o que fazer para ter um veículo conectado e trazer todos os benefícios da conectividade para a sua operação!
Como a conectividade funciona e o que fazer para conectar meu veículo?
A conectividade começa com a presença de um módulo eletrônico no veículo que possibilita o compartilhamento, através de uma rede móvel de dados, de informações do comportamento do veículo com um sistema que organiza esses dados e possibilita a análise e gestão da frota. São diversos dados a serem compartilhados, como por exemplo: consumo de combustível, tempo de marcha lenta, hábitos de frenagem, rotação do motor, entre outros dados que influenciam na rentabilidade da operação.
Os veículos, tanto ônibus quanto caminhões, produzidos a partir de maio de 2016 já possuem esse módulo instalado, ou seja, já estão aptos a serem conectados e a compartilharem informações. Para começar a recebê-las, basta procurar uma concessionária mais próxima e solicitar essa ativação.
Para veículos fabricados antes de 2016, funciona da seguinte maneira: Caminhões fabricados a partir de 2012 e ônibus a partir de 2013 estão aptos para receber a instalação do módulo eletrônico, para isso basta procurar uma concessionária. Para modelos mais antigos, é necessário realizar uma avaliação técnica para entender se os mesmos estão aptos a receberem essa instalação e o custo para tal.
Por que conectar?
Por meio da conectividade, os frotistas e motoristas autônomos podem se beneficiar de diversas funcionalidades e serviços conectados, alcançando uma gestão de frota mais inteligente, mais disponibilidade e rentabilidade aos seus negócios.
A conectividade permite que as montadoras e concessionárias consigam oferecer um serviço para acompanhar a posição dos veículos, o estilo de condução dos motoristas e características da operação em tempo real. Com essas informações é possível propor diversas melhorias na operação a fim de economizar combustível, aumentar o desempenho dos veículos e assim reduzir os custos operacionais.
A maneira de realizar as manutenções também ficou mais inteligente com a conectividade. Como as informações da frota estão disponíveis em tempo real, é possível fazer uma manutenção mais individualizada conforme características da sua operação e do uso dos veículos. Isso permite minimizar os custos de manutenção e aumentar a disponibilidade do seu veículo, já que o número de paradas diminui consideravelmente. Saiba mais sobre os Planos Flexíveis clicando aqui.
Agora que você já sabe tudo sobre conectividade e como ela contribui para otimizar sua operação e minimizar seus custos, entre em contato com nossa equipe e conecte seus veículos!
Para receber mais dicas de como reduzir o consumo de combustível, minimizar os custos com manutenção dos veículos e tudo para que você tenha mais lucro com a sua operação, continue acompanhando o Transporte Econômico.
Muito bom essa tecnologia em barcas nos caminhão vou procurar saber mais.