4 cuidados importantes nas aplicações fora da estrada.

4 cuidados importantes nas aplicações fora da estrada.

Nem sempre o cenário que acompanha os motoristas de caminhão são as rodovias e estradas pavimentadas. Em muitos casos, os percursos são realizados em locais conhecidos como ambientes off road ou fora de estrada.

Nesse caso, a operação traz muitos desafios aos condutores e exige cuidados extras, para que a segurança e produtividade da operação sejam preservadas.

As áreas de mineração, construção, plantações de cana-de-açúcar e transporte de madeira são alguns exemplos de aplicações off road. Devido às características exclusivas desses segmentos são necessários condutores ainda mais atentos e veículos projetados e preparados para essas operações.

Se você atua em algum desses ramos, confira abaixo quatro cuidados específicos para que a operação seja otimizada.

Realize um treinamento

Algumas operações trabalham com o cumprimento de metas diárias de produção e manutenção, por exemplo, o transporte nas plantações de cana-de-açúcar. Para que esse processo seja otimizado e produtivo, a principal recomendação é a realização de treinamentos com um instrutor ou um responsável pela área de tráfego.

Além disso, os treinamentos garantem maior produtividade do condutor e os deixam mais preparados para seguir os percursos que têm aclives, declives e trechos sinuosos.

Esteja atento ao percurso

Estar atento ao percurso é de extrema importância, uma vez que quando falamos das operações off road, consideramos a condução de veículos extremamente pesados, devido às cargas carregadas.

Cana-de-açúcar: implementos com até 30 m de comprimento e peso total de até 118 toneladas, considerando o peso da carga, que varia de 70 a 90 toneladas, e o peso do caminhão.

Madeira: implementos que variam de 26 a 30 m de comprimento e transportam cargas de até 77 toneladas e de altura elevada.

Mineração: geralmente utiliza-se caçambas com cargas líquidas, cujo peso pode chegar até 70 toneladas.

Construção: veículos de até 50 toneladas e até 35 toneladas de cargas líquidas.

Além disso, a atenção deve ser redobrada principalmente em áreas de mineração que possuem maiores chances de avalanches e desmoronamento.

Garanta máxima segurança

Em alguns casos, como por exemplo o transporte de madeira, as cargas possuem altura elevada. Nesse caso, priorize a amarração utilizando cintas com catracas para evitar acidentes durante o trajeto. Além disso, o uso de equipamentos de segurança individual (EPI) é obrigatório e extremamente importante. Dessa forma, utilize sempre capacete, óculos de proteção, colete, botas com bico de aço e luvas de couro.

Faça revisões periódicas no caminhão

Operações que exigem máximo desempenho do caminhão estão diretamente relacionadas à realização de revisões periódicas no caminhão. Isso porque, ao realizá-las, identificam-se possíveis desvios no veículo que poderiam causar danos maiores, caso não fossem verificados anteriormente. Além disso, no caso das operações de mineração, as revisões evitam riscos de contaminação de solo, através de vazamento de óleo do motor, câmbio, graxa e descarte de materiais.

Seguindo essas dicas, é possível atuar no ambiente off road com máxima segurança e, claro, otimizar a sua operação. Assim, nem as condições mais severas vão te impedir de encarar os desafios do caminho!

Pronto para pegar a estrada? Mas antes, se cadastre aqui no Portal, para receber dicas de direção via WhatsApp que poderão te ajudar a melhorar sua performance!

2 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *