imagem artigo controle de aceleração

Controle de aceleração – na velocidade certa para uma operação mais econômica

A redução de custos é um tema sempre presente na rotina de quem trabalha com logística e transportes. Agora, com novas tecnologias chegando ao mercado, otimizar a operação e garantir menor consumo de combustível está cada vez mais fácil. Uma dessas tecnologias é o Controle de Aceleração Scania.

Operando de forma inovadora e inteligente dentro de cada veículo, a tecnologia será uma grande parceira dos motoristas a cada viagem, além de importante aliada dos frotistas, permitindo uma economia de até 5% no consumo de combustível.

 

Como é isso, na prática?

O Controle de Aceleração Scania atua analisando, em tempo real, diversos parâmetros do veículo, como a carga do motor, o peso, o deslocamento do veículo e o posicionamento do pedal de aceleração.

Com esses dados, o sistema calcula a aceleração ideal naquele momento, evitando acelerações bruscas e injeção desnecessária de combustível. Assim, além de economizar combustível, a própria condução do veículo se torna mais suave.

Talvez você esteja se perguntando: “E se alguma situação exigir a capacidade total de aceleração do veículo?”. Nesse caso, basta pressionar o acelerador até o fundo, em posição de kickdown. O sistema entenderá a necessidade e deixará de atuar naquele período até que o pedal retorne à posição original, para só então voltar a atuar.

No decorrer do tempo, os ganhos de economia se tornarão cada vez mais perceptíveis em todas as operações, porém algumas podem se beneficiar ainda mais. Vamos explicar.

Na condução do veículo, ao acelerar, a energia gerada pela queima do combustível é convertida em energia cinética. Já ao frear, essa energia é convertida em calor, que se dissipa.

Em uma operação de velocidade de cruzeiro constante, essa energia é necessária para superar a resistência ao rolamento e à aerodinâmica, e também à variação topográfica. Dessa forma, um veículo com maior variação de velocidade acaba consumindo mais combustível do que aquele que atua em velocidade constante.

Ou seja: veículos que operam em trechos com maior variação de velocidade e topografia, ou que trafegam parte do trecho sem e parte do trecho com carga, poderão se beneficiar ainda mais do Controle de Aceleração Scania.

Aqui no site Soluções Scania você encontra diversos outros artigos que podem complementar seu conhecimento sobre o assunto. Navegue à vontade e boa leitura.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *