conheça 4 tipos de aplicativos que são verdadeiros aliados dos motoristas profissionais

Conheça 4 tipos de aplicativos que são verdadeiros aliados dos motoristas profissionais

Com funções que vão desde o monitoramento das condições de trânsito ao gerenciamento dos custos com combustível, ferramentas têm proporcionado mais praticidade nas estradas.

Como já abordamos anteriormente, a tecnologia tem estado cada vez mais presente na rotina das pessoas e, no setor de transportes, não é diferente. Atualmente, já existem ferramentas especialmente desenvolvidas para trazerem mais segurança e agilidade ao dia a dia dos profissionais do volante, seja indicando a melhor rota a ser feita ou, então, acompanhando a performance dos veículos, permitindo uma melhor análise dos dados e redução de custos da operação.

Ficou curioso? Então confira, abaixo, quatro opções de aplicativos que têm facilitado o dia a dia de quem vive nas estradas:

1. GPS
O primeiro lugar da lista não podia ser outro. Afinal, já faz um tempo que o GPS se tornou uma tecnologia fundamental para quem está sempre na estrada. E, como exemplo de app de GPS, hoje trazemos o Waze, um velho conhecido de quem deseja encontrar o melhor caminho a seguir e escapar de congestionamentos. A ferramenta é baseada na navegação por satélite e reúne informações compartilhadas pelos próprios usuários da plataforma. Além de indicar as melhores rotas e os caminhos mais curtos, o app também aponta os postos de gasolinas mais próximos e com os melhores preços.
Por esses motivos, o Waze se destaca como uma excelente opção para quem deseja planejar suas viagens com antecedência.

2. Controle de Custos
Hoje em dia, a maioria dos caminhões já saem de fábrica conectados. Ou seja, aptos a compartilhar seus dados operacionais, permitindo melhor análise de desempenho. E ainda aqueles que não possuem o veículo conectado, podem solicitar a implementação desse serviço direto nas concessionárias e contar com todos os benefícios da conectividade.
Mas, para aqueles motoristas com veículos mais antigos e que não são compatíveis com a conectividade, é possível contar com APPs externos para consolidar todas as informações importantes que o motorista precisa saber sobre o próprio veículo. Como por exemplo, o Carrorama, que fornece relatórios dos gastos obtidos com pedágios, manutenção, abastecimento e seguro, facilitando o entendimento sobre como o dinheiro vem sendo utilizado e de que forma seria possível reduzir alguns custos. Além disso, Carrorama avisa sobre as próximas datas de manutenções preventivas por meio de alertas programados.

3. Busca de cargas e fretes
Desenvolvido principalmente para profissionais autônomos, esses aplicativos conectam as cargas aos caminhoneiros. De forma gratuita, o motorista consegue acessar uma lista de fretes disponíveis e escolher a oferta que for mais interessante para ele. Além disso, muitas vezes o aplicativo permite a troca de mensagens com a empresa, transportadora ou gerenciador de carga que contratou o serviço, a fim de facilitar a negociação e tornar o trabalho mais transparente. Exemplos desses APPs são o Busca Cargas, Sontra Cargo, TruckPad e Cargo X.

4. Previsão de tempo
Estar atento às condições climáticas é fundamental na hora de planejar uma viagem, especialmente no que diz respeito às possibilidades de chuva. Afinal, pista molhada é sinônimo de atenção redobrada nas estradas e, em alguns casos, deve até mesmo ser evitada.

É por esse motivo que os aplicativos de tempo se destacam como um dos grandes aliados dos motoristas profissionais. Um exemplo é o AccuWeather, que informa as previsões climáticas de forma precisa e confiável, sempre em tempo real, e apresenta dados detalhados sobre a probabilidade de precipitação, umidade do ar e temperatura estimada.

Use a tecnologia a seu favor
Embora os aplicativos listados acima tenham facilitado a rotina dos motoristas profissionais, é importante lembrar que a equação “celular + direção” pode ser uma combinação perigosa, uma vez que o uso do aparelho provoca distração da atenção e sobrecarga cognitiva ao condutor.

Por isso, lembre-se sempre de ter uma postura consciente no trânsito, evitando ao máximo a possibilidade de acidentes. Deixe para navegar no celular e descobrir mais sobre esses APPs nos seus momentos de descanso! Quer saber mais sobre o assunto? Clique aqui e veja como adotar uma direção defensiva!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *