como a forma de realizar manutenção impacta no seu negócio?

Como a forma de realizar manutenção impacta no seu negócio?

Todo bom motorista sabe o quanto é importante prestar atenção nas condições do caminhão e no funcionamento de seus componentes, certo? Isso porque realizar checagens rotineiras pode contribuir para uma viagem mais segura e tranquila. Alguns cuidados podem e devem ser tomados antes mesmo de seguir viagem, como por exemplo, verificar as condições dos pneus, motor, freios, suspensão entre outros componentes do veículo.

No entanto, além de realizar o checklist diariamente, é de extrema importância manter a manutenção do veículo em dia e, para te auxiliar nessa boa prática, indicamos as principais manutenções que devem ser realizadas  e como cada uma impacta no seu negócio. Boa leitura!

Manutenção Preventiva

Evite estresse, priorize o bom desempenho da sua frota e garanta um melhor custo-benefício com a manutenção preventiva. Esse tipo de manutenção permite um melhor planejamento de paradas e de custos, além de prevenir possíveis defeitos futuros no veículo, e consequentemente, diminuir as chances de realizar uma parada inesperada.

Por cobrir a revisão mecânica e elétrica, troca ou verificação de óleo e demais componentes, esse tipo de manutenção também possibilita viagens mais seguras e econômicas, além de contribuir para o desempenho e disponibilidade dos seus veículos.

Manutenção Corretiva

Por decorrência de falhas ou acidentes durante a viagem, muitas  vezes é necessário realizar reparos urgentes nos veículos e optar pela manutenção corretiva.

Esse tipo de manutenção pode exercer um impacto negativo na empresa, pois por não ter planejamento, o custo de reparo é mais elevado e os veículos param de forma inesperada, prejudicando a disponibilidade do seu negócio. Por isso, conte sempre com a manutenção preventiva para te ajudar a diminuir esses imprevistos e, consequentemente,  a necessidade de realizar esse tipo de manutenção.

Mas, lembre-se: não se pode deixar de realizá-la em casos necessários!  Deixe este tipo de manutenção apenas para casos urgentes e inesperados.

Manutenção Flexível

Mais recentemente, o mercado conta com uma nova opção: a manutenção flexível. Esta novidade está ligada à conectividade e funciona de forma individualizada, ou seja, de acordo com a operação de cada veículo. Através dela é possível diminuir os custos com manutenção, aumentar a disponibilidade dos veículos e pagar somente quando o veículo rodar. Isso porque, a concessionária consegue acompanhar as características e desempenho de cada veículo em tempo real e realizar um planejamento de serviços, indicando as manutenções que realmente são necessárias e adaptando as paradas conforme a sua operação.

Além disso, o pagamento desse tipo de manutenção também é diferenciado: além de pagar somente quando o veículo rodar, o preço segue o que chamamos de “faixa dinâmica”: quanto menor for o consumo de combustível, menor será o preço da manutenção por km rodado. Para conversar com um consultor e saber mais sobre o Programa de Manutenção com Planos Flexíveis, clique aqui.

Dica extra: uso de componentes e serviços originais!

O momento de comprar peças e realizar as manutenções necessárias dos veículos é muito importante. Às vezes opta-se por não comprar peças originais ou realizar serviços nas concessionárias, para obter um preço mais baixo em opções paralelas, mas deixa-se de levar em conta a fabricação e garantia de qualidade de um componente ou serviço original, que a longo prazo, gera resultados muito mais positivos e econômicos.

A compra de peças e realização de serviços nas concessionárias garante mais segurança, contribui para um melhor desempenho do veículo, menor consumo de combustível, maior durabilidade, além de possuir garantia e manutenção em caso de falhas!

Agora que você entendeu as diferenças entre cada manutenção não deixe de realizar suas revisões em dia para sempre garantir um bom desempenho, economia e segurança da sua frota!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *