como economizar combustível através da aerodinâmica

Como economizar combustível através da aerodinâmica

Um dos gastos que mais influenciam na rentabilidade das operações de transporte é o combustível. Afinal, ele representa aproximadamente 46% de todos os custos da operação. Por esse motivo é tão importante falarmos sobre economia de combustível.

Diversos fatores influenciam no consumo de combustível, sendo que um dos mais importantes, que nem sempre levamos em consideração, é a aerodinâmica.

Gostaria de entender melhor sobre a influência da aerodinâmica em seu veículo? Continue lendo este artigo que separamos para explicar com detalhes tudo o que você precisa saber sobre como ela pode te ajudar a economizar combustível e reduzir os gastos da sua operação. Boa leitura!

POR QUE A AERODINÂMICA INFLUENCIA NO CONSUMO DE COMBUSTÍVEL?

Alguns dos fatores que influenciam no consumo de combustível são as resistências. Elas são forças que se opõem ao movimento do veículo e podem agir de diferentes formas, sendo que uma das principais delas é a resistência exercida pelo ar em relação ao veículo e à carga.

Para superá-la é necessário levar em consideração diferentes elementos que a influenciam, como por exemplo a aerodinâmica, sendo necessário analisar cada detalhe do veículo que pode influenciar nessa resistência, como por exemplo, a cabine, retrovisores, defletores, luzes e diversos outros itens. Abaixo separamos os principais:

DETALHES DA CABINE

O modelo da cabine faz muita diferença e muitas vezes achamos que somente as grandes características dela influenciam na aerodinâmica, como por exemplo seu tamanho, formato, para-brisa, defletores e espelhos. Mas não é bem assim!

Pequenos detalhes fazem grandes diferenças quando o assunto é aerodinâmica. Por exemplo, luzes embutidas e lacunas mais apertadas entre os painéis melhoram a forma como o ar flui por cima, por baixo e ao redor da cabine, reduzindo o consumo de combustível e também o ruído do vento dentro da cabine.

QUEBRA-SOL

Ainda sobre alguns detalhes da cabine, agora focando no quebra-sol, vale ressaltar que o ideal é analisar as características da sua operação para definir a melhor forma de aplicar esse acessório.

Por exemplo, para operações cuja velocidade é maior que 80km/h, recomenda-se que o quebra-sol seja interno e não externo como estamos acostumados a ver no mercado. Isso porque, tendo mais esse componente fora da cabine, a resistência do ar é maior, fazendo com que o consumo de combustível seja elevado.

Por outro lado, caso as operações sejam fora de estrada, vale considerar o quebra-sol externo, já que pelas velocidades serem mais baixas essa resistência não exerce grande impacto sobre o consumo de combustível e ele ainda pode funcionar como uma proteção para o para-brisa.

SAIAS LATERAIS

As saias laterais são reconhecidas pela beleza que agregam à aparência dos caminhões, porém não é só nisso que elas atuam: quando opta por inclui-las no seu veículo você também melhora a aerodinâmica e, consequentemente, minimiza o consumo de combustível. Isso porque o fluxo de ar passa mais suave ao longo dos lados e reduz as turbulências de ar que desperdiçam combustível.

DEFLETORES DE AR

Nas estradas a velocidade média costuma ser alta e consequentemente os ventos mais fortes, tornando a resistência do ar um fator ainda mais significativo, já que por esse motivo o caminhão precisa fazer uma força extra para se manter estável, demandando mais esforço do motor e consumo de combustível.

Com a utilização dos defletores de ar laterais e do teto, a folga entre o cavalo e o implemento é reduzida, permitindo que o ar seja desviado para fora dos componentes com mais suavidade e maior velocidade, evitando o arrasto aerodinâmico.

Sem um defletor a carroceria acaba se tornando praticamente um paraquedas atrás da cabine. Com isso o caminhão precisa aumentar a rotação do motor, gastando mais combustível.

RETROVISORES

Os retrovisores também possuem grande influência na integração aerodinâmica da cabine com a carroceria, pois quando o veículo está em movimento, ele precisa deslocar o ar que passa. Com retrovisores adequados é possível reduzir o impacto do vento, minimizando sua força e a resistência do ar.

Você já viu como a aerodinâmica é importante para a economia de combustível, né? Com pequenas melhorias na cabine ou com a inclusão de itens extras, é possível melhorar a aerodinâmica e reduzir o custo que mais impacta na sua operação!

Por isso, na hora de investir nos veículos da sua frota, preze por aqueles em que as montadoras investem nesse cuidado com a aerodinâmica e possam te oferecer a solução perfeita conforme as necessidades da sua operação! ?

Gostou das dicas? Esperamos que tenham auxiliado você a entender um pouco mais sobre a importância da aerodinâmica no veículo. Aproveite que está aqui e baixe agora o e-Book para escolher o veículo correto para seu negócio clicando aqui.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *