Como as tecnologias ajudam no transporte de passageiros

A tecnologia faz parte da sociedade atual e se faz presente em cada momento do nosso dia-a-dia. Desde o momento em que acordamos e desligamos o despertador diretamente no nosso smartphone até o momento em que vamos nos deitar e assistimos um filme numa plataforma de entretenimento digital conectada à nossa Smart TV.

No setor de transporte, não é diferente e de diferentes formas, a tecnologia se faz presente nele também. E se você não está entendendo como isso acontece, continue lendo esse artigo e saiba como essas tecnologias trazem ainda mais rentabilidade para o seu negócio.


Ferramentas aliadas

Proporcionar conforto aos passageiros também tem a ver com procurar maneiras de seguir viagem sem ter que lidar com trânsito, acidentes ou trajetos mais longos que o necessário. Por isso, uma boa alternativa é se aliar a ferramentas disponíveis no mercado que ajudam a evitar esses empecilhos.

Aplicativos de GPS, como o Waze ou Google Maps, estão disponíveis nas lojas dos smartphones e nos mostram, em tempo real, as condições da nossa rota – e no caso de trânsito, engarrafamento ou acidente nas rodovias, podem nos sugerir rotas mais curtas e rápidas.


A importância da conectividade

Outro fator que deve ser observado para garantir o conforto do passageiro é a performance do veículo e do motorista.

A maior parte dos ônibus produzidos a partir de maio de 2016 possuem um módulo eletrônico responsável por conectar o ônibus a um sistema que compila os dados operacionais do veículo e nos apresenta detalhes como consumo de combustível, técnicas de frenagem, uso do motor, entre outros.

A partir daí, é possível analisar esses dados e elaborar relatórios que, por sua vez, ajudam no planejamento das viagens e na manutenção dos veículos, evitando gastos desnecessários e, claro, garantindo mais conforto e segurança para os passageiros.

como as tecnologias ajudam no transporte de passageiros


Segurança é palavra de ordem

O mais importante para viagens rodoviárias e principalmente quando o assunto é transporte de passageiros, é garantir a segurança. Tanto dos motoristas, quanto de quem está viajando à trabalho, para rever os amigos ou viver uma nova aventura. E a tecnologia mais uma vez se faz presente!

Ao longo do tempo e com muito estudo, diversas ferramentas foram desenvolvidas com o objetivo de garantir a segurança daqueles que viajam de ônibus.

Exemplo disso, são as tecnologias presentes nos sistemas de freio. Algumas funcionam como um antibloqueio que permite melhor aderência dos pneus ao solo e outras controlam a frenagem e corrigem a direção no caso de derrapagem.

E não para por aí! Além dessas, ainda temos muitas outras tecnologias presentes no mercado responsáveis por proporcionar uma condução mais eficiente e segura. Desde as que auxiliam partidas nas subidas até as que avisam os motoristas em caso de saída de faixa ou outra opção que funciona como um sistema anticapotamento.

Quer saber mais sobre como a tecnologia é usada nas operações de veículos? Continue acompanhando o Transporte Econômico!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *