Cinco itens indispensáveis para qualquer caminhoneiro

Cinco itens indispensáveis para qualquer caminhoneiro

Por mais que passar a vida na estrada e rodar para todo canto desse país seja a paixão da grande maioria dos caminhoneiros, nós sabemos que essa não é uma atividade simples de se realizar. São horas e horas dentro do caminhão e longe de casa, com saudades da família. O jeito então é tornar a rotina o mais agradável possível, investindo em conforto, praticidade e, claro, segurança.

Alguns acessórios são indispensáveis para contribuir nessa missão, facilitando a vida de quem se dedica às estradas e tornando o caminhão um verdadeiro lar. Acompanhe o artigo que preparamos especialmente para você e descubra quais são!

  1. Smartphone

Hoje em dia os celulares são quase imprescindíveis nas nossas vidas. Quer ver as notícias, consultar detalhes do seu trajeto ou falar com sua família? É só tirar o celular do bolso e pronto. É ótimo tanto para os momentos de descanso quanto para facilitar o trabalho. Clique aqui e conheça alguns aplicativos que podem tornar seu trabalho mais seguro e ágil.

Vale lembrar, é claro, que é expressamente proibido utilizar o telefone celular enquanto dirige, sendo essa uma das principais causas de acidentes de trânsito no Brasil.

  1. Sistema multimídia 

Para te ajudar na utilização do smartphone no dia a dia, você também pode contar com o sistema multimídia do caminhão. Por meio dele, você tem acesso a diversos recursos como a função Bluetooth e acessos rápidos via botões no volante, que permitem atender ligações urgentes sem desviar a atenção da estrada.

Além disso, você também pode contar com as portas USB para facilitar a comunicação do smartphone com o sistema multimídia e até mesmo para manter a bateria do seu celular carregada. É possível ter essas entradas tanto no painel do veículo quanto na parede traseira, na área de descanso!

  1. Kit de primeiros socorros e kit de ferramentas

Facilitar a rotina na estrada também tem a ver com estar preparado para qualquer situação e imprevisto que possa vir a acontecer. Desde uma falha mecânica a um mal-estar, o caminhoneiro deve estar preparado para qualquer situação adversa.

Para isso, procure ter sempre com você um kit de primeiros socorros contendo:

– Remédios e acessórios variados, como analgésicos, antialérgicos, termômetro e adesivos para dor muscular.
– Itens para curativos, como álcool 79o e antissépticos para limpeza, fitas adesivas, gazes, esparadrapos, pinças e pequenas tesouras sem pontas.
– Medicamentos controlados, caso você faça uso.

Também procure rodar com um kit de ferramentas. Afinal, ele pode te ajudar a solucionar algum problema mais pontual e simples, pelo menos até que você consiga se dirigir a uma oficina. Você pode adicionar nesse kit ferramentas como um macaco mecânico adequado para o seu caminhão, conjunto de chaves de roda, de fenda e philips, alicates, lanterna e luvas de proteção.

  1. Local de descanso com espaço para armazenamento 

Contar com um bom local de descanso e espaços de armazenamento é essencial, tanto para os motoristas que rodam por muito tempo quanto para aqueles que fazem viagens mais curtas. Afinal, todos devem respeitar seus horários e contar com períodos de descanso.

Para isso, você pode estudar qual a melhor opção para a sua necessidade: em caso de viagens mais longas, conte com uma cama mais confortável e espaçosa, mas, caso suas viagens sejam mais curtas, também é possível obter conforto em um espaço menor.

O mesmo vale para os espaços de armazenamento: quem passa mais tempo nas estradas, carrega consigo mais itens pessoais, necessitando de mais espaços para armazená-los. Mas, quem faz viagens curtas também possui itens essenciais, e por isso pode contar com espaços específicos na cabine.

  1. Acessórios de segurança

Dê atenção aos acessórios de segurança do seu veículo! Eles são grandes responsáveis por fazer com que a sua viagem ocorra da forma como foi planejada e da maneira mais segura possível.

Com certeza, você já conhece os airbags – são eles que protegem o motorista no caso de colisões. A novidade é que alguns caminhões ainda contam com airbags laterais, instalados nas cortinas dos caminhões – esses já oferecem uma segurança maior, protegendo também no caso de capotagem.

Você ainda pode adicionar uma trava interna na cabine, que impossibilita a abertura da porta pelo lado exterior, além de contar com diversas tecnologias que auxiliam na segurança da viagem, como um sistema de frenagem de emergência, controle de cruzeiro e aviso de saída de faixa.

Bom, você já viu que motorista nenhum pode deixar a qualidade de vida de lado na hora de trabalhar, certo? O ideal é sempre investir em conforto, segurança e praticidade, atributos que, de uma forma ou de outra, acabam pesando muito no fim do mês e conferem até mesmo mais economia para suas operações.

Gostou do conteúdo? Então continue acompanhando o portal e tenha acesso a ainda mais.

Confira também: 4 dicas para não errar na escolha do diesel

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *