caminhão perdendo a força? Saiba por que isso acontece e como evitar!

Caminhão perdendo a força? Saiba por que isso acontece e como evitar!

Veículos pesados, como os caminhões, são conhecidos por sua força e alta capacidade de tração de cargas, características essenciais para a realização de atividades às quais são destinados. Por isso, a perda dessa força pode prejudicar significativamente a operação do veículo.

Identificar sinas e conhecer a causa dos problemas é o primeiro passo para sanar qualquer tipo de imprevisto e continuar na estrada sem preocupações. Para saber o que pode causar a perda de potência e até mesmo como identificá-la e, assim, evitá-la, continue acompanhando!

IDENTIFICANDO O PROBLEMA

Perda de potência do motor

A perda de potência é um dos sinais mais comuns de que há algo de errado no motor. E vários podem ser os motivos para que ela aconteça – desde um problema simples com os filtros de ar ou de combustível, até mesmo um problema maior com o motor. Sendo assim, é muito importante manter a revisão e a manutenção do seu veículo em dia.

É preciso ficar atento quanto aos sintomas dessa perda de potência: no começo eles são bem sutis, como uma dificuldade para acelerar, mas, em casos mais crônicos, chegam ao ponto do motorista perceber o veículo como se estivesse se “arrastando”, ou até mesmo aparecerem avisos de alerta no painel do caminhão. Neste caso, é essencial contar com a ajuda de técnicos especializados para evitar esse tipo de situação.

Combustível

É natural que, em situações que exijam mais do veículo, haja um consumo maior de diesel. Isso vai variar conforme a condição da estrada, tipo de operação, carga, modo de condução e a qualidade do combustível.

Condições que afetam a média do consumo de combustível influenciam diretamente na vida útil dos filtros do veículo. Ao utilizar um diesel de má qualidade, provoca-se o excesso de impurezas e a redução no intervalo de troca do item. Além disso, o diesel de má qualidade afeta também o desempenho do veículo.

Componentes elétricos

Atualmente, os veículos pesados possuem tecnologias para garantir a disponibilidade, a performance e a qualidade do produto.

Assim, o caminhão monitora em tempo real a condição de diversos componentes e, por meio de vários sensores e de uma programação avançada de suas unidades eletrônicas, garante o funcionamento do motor em diferentes combinações no qual o motorista é alertado caso algo esteja fora do padrão.

Um exemplo é justamente a perda de potência proposital para que isso chame a atenção do condutor e evite danos aos demais componentes, preservando o veículo que, por sua vez, armazena essas eventuais falhas geradas em seu sistema eletrônico para que, na próxima visita à oficina da concessionária, técnicos especializados possam realizar o diagnóstico de forma mais ágil e assertiva.

Vale ressaltar a importância de estar sempre atento e, caso os sinais de perda de potência persistam por muito tempo, é essencial levar o caminhão para uma análise na concessionária.

COMO EVITAR?

O primeiro passo para evitar qualquer tipo de problema no seu veículo é manter as manutenções e revisões em dia. Assim, é possível analisar cada detalhe do caminhão e, caso haja algo fora do comum, corrigir antes que isso venha a causar prejuízos.

Para obter o melhor resultado, contar com técnicos especializados é essencial. Por isso, a recomendação é sempre realizar as manutenções na concessionária autorizada do fabricante.

Outra forma de evitar esse tipo de problema é optar por produtos de boa qualidade e adequados à sua operação: a escolha do veículo correto, optar por combustível de qualidade, utilizar somente peças originais e cuidar do caminhão são outras recomendações a seguir quando não se quer ter surpresas durante as viagens.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *