saiba como escolher os caminhões corretos para viagens longas

Saiba como escolher os caminhões corretos para viagens longas

Introdução

Para os motoristas de longas viagens, todo frete é um desafio. Sabemos que encarar a estrada por diversos dias pode ser cansativo e trabalhoso, mas escolhendo o modelo correto, as viagens se tornam muito mais seguras e confortáveis.

Para isso é preciso analisar as necessidades da sua operação e combiná-las com detalhes internos e externos que farão muita diferença no dia a dia, como por exemplo: o que você transportará? Quais as características das estradas por onde passará? Levando isso em consideração, qual cabine é a mais adequada? E as características do motor?

Quer saber mais sobre o assunto? Estamos aqui para te ajudar. Separamos algumas dicas dos principais fatores que você deve levar em consideração na hora de escolher o veículo ideal. Continue lendo!

Cabine

Comece entendendo qual cabine é a ideal para que sua viagem seja mais segura, confortável e, claro, econômica!
Em viagens de longa distância, a cabine é praticamente seu segundo lar, pois você passa dias e noites dentro dela. Além do conforto que ela precisa te oferecer durante a viagem, leve em consideração os itens de segurança disponíveis e suas características que permitem um menor consumo de combustível. Afinal, nós sabemos que nesse tipo de operação economizar combustível representa um grande ganho ao se considerar os custos totais e lucratividade!

Por isso procure escolher cabines mais completas, com detalhes personalizados conforme sua necessidade, como por exemplo com mais espaço interno, uma cama de leito mais larga e boa climatização.
No espaço externo, o design, para-brisa, defletores de ar, quebra-sol, espelhos, saias laterais e até mesmo os pequenos detalhes como luzes e as lacunas entre os painéis são essenciais para que você faça uma viagem mais econômica!

Itens de conforto

Só quem está atrás do volante entende o quanto é fundamental possuir uma cabine que se adeque às viagens, principalmente as de longas distâncias, nas quais o motorista passa a maior parte do tempo dentro delas.
Alguns recursos precisam estar em sua lista de exigências quando for escolher a cabine mais confortável para sua viagem. Um bom aproveitamento do espaço interno é essencial para aumentar o conforto: procure por cabines que combinem ergonomia com variedade no espaço de armazenamento e camas para os momentos de descanso.
Além disso, a tecnologia também é uma aliada!

Hoje em dia existem no mercado opções de climatização mais tecnológicas que além de melhorar a distribuição e fluxo contínuo do ar climatizado, também funcionam por um bom período sem consumir a bateria do caminhão.

Motor

Para viagens longas, contar com uma tecnologia avançada nos motores é indispensável. É por meio dela que alguns modelos são capazes de economizar combustível ao mesmo tempo em que mantém um bom desempenho.
Alguns detalhes fazem a diferença quando o assunto é a escolha do motor correto, por isso leve em consideração a eficiência na combustão, o consumo de combustível e a capacidade de refrigeração.

Tecnologias para economia de combustível

Cada designação de transporte demanda diferenciais e necessidades exclusivas perante a potência. A nova geração de caminhões possui novidades importantes para trazer mais eficiência na direção, como por exemplo a tecnologia de inteligência na caixa de câmbio que reforça a eficiência energética.

Conte com um sistema de trocas de marcha totalmente automatizado, tornando a direção mais segura, prática, confortável e muito mais econômica, independentemente da carga e trajeto.Certos motores possuem os torques mais altos do mercado, o que garante um maior desempenho para os caminhões e melhores resultados para o negócio. Basta apenas você escolher a solução que mais se adequa às suas operações.

Itens de segurança

Jamais deixe de pensar na segurança! Existem alguns componentes do veículo que podem trazer a proteção necessária para quem passa dia e noite na estrada.

Isso porque diversas situações inesperadas podem acontecer durante a viagem, como por exemplo a perda de estabilidade e uma freada mais brusca devido a um obstáculo na pista. Nesses casos, conte com veículos devidamente equipados com tecnologias que auxiliam o motorista e atuam para evitar qualquer tipo de acidente, como colisões.

Além disso, é possível contar com veículos que possuem recursos de segurança também para os momentos de descanso. Exemplo disso são as travas de segurança que prendem a porta por dentro, impossibilitando que ela seja aberta pelo lado de fora.

Serviços

Os serviços disponibilizados pelas montadoras também devem influenciar na escolha do caminhão ideal para sua operação. Hoje em dia é essencial que esses veículos sejam conectados já que, por meio dessa conectividade, é possível acompanhar de perto o desempenho deles.

Para uma operação de longa distância isso é essencial, uma vez que a prioridade é sempre garantir maior segurança, economia de combustível e disponibilidade para os veículos, e os serviços conectados disponíveis no mercado entregam justamente isso!

Bom, esses são os principais fatores que devem ser levados em consideração ao escolher o caminhão ideal para a sua operação. Para que essa escolha seja ainda mais assertiva, levante informações a respeito das montadoras disponíveis no mercado e procure uma concessionária. Os vendedores poderão entender melhor o seu negócio e te ajudarão e personalizar o veículo e o serviço ideal para ele!
Gostaria de acessar mais conteúdo? Aproveite que está aqui e baixe nosso e-Book sobre como minimizar os custos operacionais.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *