caçador de Mitos: torque x potência

Caçador de Mitos: torque x potência

Os veículos, especialmente aqueles desenvolvidos para atuar em transporte de cargas, necessitam de características compatíveis com as demandas que devem atender. Entre tantos fatores que estabelecem a competência e a qualidade do motor, as grandezas como torque e potência são fundamentais para compreender o comportamento do veículo e o quanto pode-se esperar de sua performance nas estradas.

Neste artigo, vamos entender como a relação entre torque e potência afeta diretamente a condução e como é possível fazer melhor uso da capacidade dos motores e otimizar as operações. Nem sempre esses atributos são considerados de forma adequada no momento de avaliar o desempenho do veículo e os resultados das viagens, por isso, trouxemos aqui algumas orientações importantes. Acompanhe!

Motor potente

Essa grandeza pode ser entendida como a energia necessária para realizar um trabalho.

No caso de movimentar um veículo, o trabalho em questão é a aceleração: a potência, representada em CV (cavalos), influencia a capacidade do motor de ganhar velocidade. Ou seja, quanto maior for a potência, melhor será a performance devido à condição do veículo de atingir uma velocidade mais elevada em um determinado período de tempo.

Afirmar que um motor é potente quer dizer, portanto, que este possui capacidade de alcançar uma maior velocidade final.

Força motriz

Muitos se enganam ao pensar que apenas um motor potente garante um excelente desempenho do veículo. Mas não é bem assim. O torque, representado por Nm (Newton-metro), tem papel essencial na operação, pois atua produzindo a força motriz.

Isso significa que o movimento giratório do torque é responsável por fazer o veículo ter mais arranque na saída quando estiver parado e superar aclives com mais facilidade.

Considerando um caminhão de grandes dimensões e carregado para o transporte, quanto maior for o torque, mais rapidamente o veículo irá começar a andar e mais tranquilamente passará por trechos de aclives.

Qualidade do motor

A equação eficiente entre duas grandezas eleva a qualidade do motor, uma vez que aumenta também a capacidade de desempenho. Com um motor potente, o motorista tem menor necessidade de ativar e desgastar os mecanismos de aceleração, enquanto que com um bom torque, vencer aclives requer menos trocas de marchas. Poupando essas ações no dia a dia das operações, vemos que potência e torque trabalham em conjunto para tornar a performance mais efetiva, segura e econômica.

É importante lembrar ainda que, além da alta capacidade de potência e torque, o veículo de carga deve ter outras características específicas para cumprir bem sua função como design favorável, sistema de engrenagens e tecnologia para freios e câmbio que contribuam para melhorar a performance nas operações. Somente com uma série de elementos apropriados é que o motorista e o frotista poderão ganhar mais desempenho e rentabilidade nos transportes.

Para dicas sobre como dirigir de forma mais econômica, baixe o nosso ebook clicando aqui. Acompanhe o Portal Transporte Econômico para receber os próximos materiais!

1 responder
  1. Geraldo anair de Oliveira
    Geraldo anair de Oliveira says:

    Como fazer para economizar mais em um veículo maior potência em relação a um mais fraco ? P360 au r440 … com a mesma carga não se tem o mesmo consumo.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *