caçador de Mitos: Peças Paralelas Vs Peças Originais

Caçador de Mitos: Peças Paralelas Vs Peças Originais

Na hora da manutenção, muitas pessoas acabam utilizando peças paralelas por custarem um pouco mais barato. Mas será que essa prática realmente gera economia? Neste artigo vamos abordar as principais diferenças entre as peças originais e as paralelas, e te explicar porque utilizar peças paralelas não significa alcançar mais economia e rentabilidade para o seu negócio.

Fabricação e garantia de qualidade

Vamos começar lembrando que as peças originais são produzidas pelo próprio fabricante do caminhão ou ônibus, passando por rigorosos processos de qualidade que garantem que todos os requisitos e características se adaptem perfeitamente ao seu veículo.  Ou seja, você tem a garantia de que a peça que está utilizando é a mesma que sai nos veículos novos e atende a critérios como dimensões, material, durabilidade e harmonia. São peças rigorosamente testadas e aprovadas para garantir a sua durabilidade.

Por ser produzido a partir de uma cópia da peças original, o item paralelo está sujeito a pequenos erros que podem gerar um maior desgaste do veículo, provocando mau funcionamento, danificando outros componentes, e prejudicando a performance do veículo.

Resultados a longo prazo

A longo prazo, as peças originais geram economia, pois possuem maior durabilidade e melhor desempenho. Isso é possível devido a qualidade dos materiais utilizados e testes realizados durante sua fabricação.

Um item paralelo não passa por testes e não entrega garantia de qualidade, por isso sua durabilidade e desempenho pode ser menor. Isso significaria possibilidades de desgaste de outros componentes, maior consumo de combustível, mais paradas indesejadas para manutenção e, claro, maiores chances de precisar trocar as peças com mais frequência. Ou seja, mais gastos extras para o seu negócio.

Segurança

Além da economia e do cuidado com o veículo, devemos sempre priorizar a segurança dos motoristas e demais pessoas presentes. Dessa forma, utilizar peças originais e de boa procedência garantem menores riscos de falhas e, consequentemente, maior segurança.

Por exemplo, imagina perder a eficiência do sistema de freios e controle do caminhão devido ao uso de uma peça paralela: isso poderia causar um acidente na estrada colocando em risco a vida de muitas pessoas.

Garantia e manutenção

Devemos observar também a garantia e manutenção do seu veículo. Se o mesmo estiver na garantia, é extremamente importante utilizar peças originais, pois caso o seu veículo apresente algum defeito, será realizada uma inspeção e se for constatada alguma peça paralela, você poderá perder a cobertura desta garantia.

É importante também deixar as manutenções sempre em dia, pois além de serem uma exigência para manter a garantia do veículo, com a manutenção preventiva você pode reduzir em até 80% as paradas não planejadas.

Valor de revenda

Além de todos esses benefícios, as peças genuínas garantem mais originalidade ao seu veículo, ou seja, futuramente ao revender o seu veículo, você conseguirá obter um valor melhor para ele. Interessante, não é mesmo?

Lembre-se: seu caminhão é a sua ferramenta de trabalho e para obter os melhores resultados com ele é importante oferecer somente o que há de melhor. Somente as peças originais são produzidas com materiais de alta qualidade e testadas rigorosamente para garantir seu desempenho e segurança. ?

Para mais dicas como essa, continue acessando o Portal Transporte Econômico. Sempre temos conteúdos novos por aqui! Até mais.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *