Como escolher a cabine de caminhão correta

Como escolher a cabine de caminhão correta

A cabine do caminhão é onde o motorista passa a maior parte do tempo, por isso é tão importante que ela seja confortável e segura ao mesmo tempo em que possui uma melhor aerodinâmica e contribui na economia de combustível.

Para saber qual é o tipo de cabine mais indicado para o seu negócio é preciso avaliar alguns fatores como trajeto, duração da viagem, características da carga, entre outros. Continue a leitura para conhecer algumas dicas para que você escolha uma cabine que atenda todas as suas necessidades.

Lembre-se da aerodinâmica!

Independentemente da operação, ou seja, de qual o trajeto que você percorre com o seu caminhão, é sempre importante levar em consideração características e tecnologias que permitem economizar combustível. Certo?

Pensando nisso, é muito importante observar a aerodinâmica das cabines no momento da escolha. E nesse quesito, cada detalhe conta: desde os pequenos detalhes como as luzes e lacunas entre os painéis, até o design, para-brisa e defletores de ar.

Porém, é importante válido reforçar que muitas vezes o que funciona para uma operação fora de estrada, por exemplo, não funciona para quem roda o país em longas distâncias. Por isso, é tão importante optar por produtos que possam ser customizados conforme as características das suas viagens e do seu negócio.

Segurança é essencial

Outro fator a ser analisado independentemente das características da operação, é a segurança! Opte sempre por cabines que proporcionam maior visibilidade, afinal essa é uma das características que mais impactam no quesito segurança – diminuir os pontos cegos e aumentar a área de visão do motorista contribui para qualquer negócio.

Mas, além disso, você ainda pode garantir mais segurança ao seu negócio com opções específicas para cada operação. Por exemplo, em viagens longas é possível adicionar à cabine um airbag lateral de cortina e uma trava de segurança.

Entenda as necessidades do seu negócio

Além de priorizar a economia de combustível e segurança, é importante entender as necessidades e prioridades do seu negócio. Dessa forma, você consegue ter a cabine ideal, apenas com itens essenciais: nem mais e nem menos.

Para viagens longas, a preocupação é sempre com conforto, segurança e economia, por isso considere uma cabine com camas largas, espaços internos de armazenamento e opções de climatização, por exemplo. Combine tudo isso com tecnologias disponíveis no mercado que contribuem uma condução ainda mais segura e econômica.

Nos percursos regionais e urbanos, também é preciso pensar na acessibilidade. Então o ideal é escolher uma cabine que traga conforto, mas que também seja prática para viagens mais curtas. Como o fluxo de entrada e saída é mais frequente, vale a pena pensar em cabines estendidas e com teto alto, assim o espaço interno acaba sendo maior, facilitando o seu dia a dia.

Em percursos fora da estrada, robustez é essencial. Por isso, conte com opcionais que garantem mais resistência aos itens externos e internos da cabine. Além disso, o espaço interior também precisa ser bom o suficiente para que o fluxo de entrada e saída constante não cause desconfortos.

Escolher o modelo da cabine, para alguns motoristas, é como escolher uma segunda casa. Por isso, é necessário levar cada detalhe em conta, a fim de fazer a melhor escolha. Para saber mais dicas de como escolher a cabine ideal para você, baixe o nosso eBook!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *