Boas práticas na manutenção da frota

Boas práticas na manutenção da frota

Conheça as diversas maneiras de fazer manutenção e saiba qual mais se adequa a sua frota.

Manutenção. Essa é uma palavra que está presente no vocabulário de todos aqueles que trabalham na estrada, seja no transporte de cargas ou no transporte de pessoas. Afinal, desde as visitas inesperadas à oficina até as manutenções programadas e preventivas, a forma de cuidar do veículo influencia diretamente em sua performance e na qualidade do serviço prestado.

Na realidade, há diversas formas de cuidar do veículo e conhecer suas opções é o primeiro passo para colocar isso em prática. Você verá que acompanhar isso de perto e fazer as manutenções da forma correta contribuirá para o melhor desempenho do veículo, para a melhora da vida útil dos componentes e, de quebra, reduzirá alguns custos de sua operação.

Invista nas manutenções

Tudo começa ao manter as manutenções de seu veículo em dia. Para isso, você pode contar com os 3 principais tipos de manutenção disponíveis hoje no mercado: a Preventiva, a Preditiva e a Corretiva.

A Manutenção Preventiva é aquela que, como o próprio nome já diz, está relacionada à prevenção. Ela basicamente repara, por exemplo, uma pequena falha identificada nas revisões de rotina. Dessa forma, esse pequeno desvio não evolui e não se torna um problema maior no futuro.

A Manutenção Preditiva é aquela que busca identificar problemas no veículo, de forma assertiva e qualificada, a fim de evitar que pequenos danos ganhem uma proporção maior. Para colocá-la em prática, é necessário contar com a tecnologia que permitirá acompanhar a performance do veículo durante as viagens e, assim, antecipar esses problemas antes mesmo que eles aconteçam.

Um pouco diferente das demais, a Manutenção Corretiva é aquela que acontece já no momento do defeito. Ela tende a ser mais cara e acaba prejudicando um pouco a disponibilidade dos veículos, já que eles devem parar de forma inesperada quando é encontrado um problema no veículo. O ideal é que você mantenha sempre as Manutenções Preventivas e Preditivas em dia para evitar a necessidade de fazer uma Manutenção Corretiva.

Para isso você pode contar com um bom plano de manutenção que permite gerenciar melhor os veículos de sua frota e acompanhar as manutenções de forma mais assertiva.

Utilize os melhores produtos e a melhor mão de obra

De que adianta fazer a manutenção, seja qual tipo for, se as novas peças não possuírem qualidade? Opte sempre por itens de qualidade garantida, como as peças originais da montadora. Além de garantir a originalidade de seu veículo, elas também proporcionam uma melhor vida útil e melhor performance.

Além disso, tão importante quanto contar com peças de qualidade é utilizar uma mão de obra qualificada. Isso você encontra nas concessionárias da montadora de seu veículo. Os técnicos e mecânicos de lá são treinados para cuidar de seu veículo da melhor maneira possível.

Ao somar as peças originais com um atendimento qualificado, os resultados serão os melhores possíveis em termos de originalidade, qualidade, desempenho e economia a longo prazo.

Sempre faça o planejamento de sua frota

A melhor maneira de seguir essas dicas e cuidar melhor de seu negócio é fazer o planejamento de sua frota. Ele pode otimizar os serviços prestados e garantir que as revisões e manutenções aconteçam sempre que necessárias. Você ainda pode contar com a conectividade dos veículos para ajudar nesse planejamento.

Entenda a importância do motorista

O motorista é a pessoa que melhor conhece o veículo, afinal, o veículo é seu local de trabalho e também onde ele passa a maior parte de seu tempo. Por isso é importante manter o bom relacionamento com o motorista e ouvir o que ele tem a dizer. Muitas vezes algo dito por ele pode ser algo que merece um pouco mais de sua atenção e até mesmo da concessionária que lhe atende.

Além disso, os motoristas são os grandes responsáveis pelo desempenho de seu veículo, pelo cuidado com seus componentes e pela rentabilidade de seu negócio. Dessa forma, é importante que eles estejam preparados e capacitados para oferecer o melhor serviço. Para tal, é essencial que você invista em capacitação e treinamento, como, por exemplo, para uma direção defensiva e econômica.

Conte com a conectividade

A conectividade é uma das grandes responsáveis por facilitar cada acompanhamento citado anteriormente. Afinal, por meio dela, é possível acompanhar em tempo real os dados da performance do veículo e da condução dos motoristas. Com essas informações em mãos, fica muito mais fácil e assertivo identificar os momentos certos de fazer a manutenção, planejar sua frota e contribuir para o desenvolvimento e a capacitação do time de motoristas.

Conhecer cada fator que contribui para o bom desempenho de seu veículo é muito importante para alcançar resultados positivos para seu negócio e, para isso, contar com uma boa rotina de cuidados é essencial. Gostou do conteúdo? Continue acessando o portal Transporte Econômico e tenha acesso a muito mais informações.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *