prolongue a vida útil do ar-condicionado do seu caminhão em 4 passos

Prolongue a vida útil do ar-condicionado do seu caminhão em 4 passos

Não é de hoje que o ar-condicionado deixou de ser considerado um acessório supérfluo e passou a ser essencial para quem passa longas jornadas de trabalho viajando pelas estradas do Brasil. Afinal, ele é o grande responsável por trazer mais conforto e tranquilidade para o dia a dia dos caminhoneiros de países quentes como o Brasil.

Mas, para que o equipamento realmente cumpra com o seu objetivo ao invés de se tornar uma dor de cabeça a mais, é imprescindível que ele esteja funcionando corretamente. Pensando nisso, reunimos algumas dicas para auxiliar você, caminhoneiro, a manter o seu ar-condicionado em dia. Vem com a gente!

1. Instalação

O primeiro passo para garantir o melhor funcionamento e a máxima vida útil do ar-condicionado é a escolha do local para sua instalação. Assim como qualquer acessório ou peça, é extremamente importante realizar a instalação do ar-condicionado diretamente na concessionária do seu veículo.

Assim, é mais fácil garantir a qualidade do equipamento e da mão de obra utilizada. Isso porque as montadoras garantem o uso de equipamentos cujo funcionamento seja equivalente às necessidades e características do veículo.

2. Fique atento às manutenções preventivas

Tão importante quanto a instalação é entender que este equipamento está diretamente ligado às peças que o compõem, como compressores e filtros de ar, evaporadores e condensadores. Logo, realizar manutenções semestrais é a melhor estratégia para garantir a integridade de todos os itens.

Quando as manutenções preventivas não são realizadas, o ar-condicionado pode se tornar um risco para a saúde do condutor, especialmente para aqueles que já têm problemas respiratórios como rinite, sinusite ou asma. Isso acontece pois, mesmo que os elementos filtrantes impeçam que partículas sujas entrem na cabine do caminhão, algumas delas podem se alojar nas tubulações do acessório.

Como o difícil acesso inviabiliza a limpeza dessas tubulações, a alternativa para lidar com este problema é trocar o filtro e fazer a higienização do sistema de ventilação periodicamente, sempre conforme indicações do fabricante.

3. Conheça o momento certo de ligar e desligar o equipamento

Você sabia que, toda vez que o ar-condicionado é ligado, o lubrificante e o fluido refrigerante do aparelho se movimentam e impedem que as peças internas dele ressequem? Por esse motivo, é muito importante que ele seja utilizado ao menos uma vez por semana, por pelo menos 10 minutos.

Além disso, é importante ressaltar que o melhor momento para ligar o equipamento é logo depois de dar a partida no veículo. Mas, atenção: se o caminhão estiver exposto ao sol por muito tempo, o mais indicado é que primeiro você abra as janelas e aguarde alguns minutos para ligar o ar-condicionado.

Já na hora de desligar, o recomendado é que isso seja feito 10 minutos antes de você chegar ao seu destino. Essa medida ajuda a evitar o surgimento de fungos, uma vez que reduz a umidade presente na tubulação.

4. Esteja atento aos sinais

Se você identificar que o seu ar-condicionado não está gelando tão bem quanto antes ou começar a sentir mau odor e cheiro de mofo ao ligá-lo, procure uma concessionária. Isso pode indicar a necessidade de troca de alguns itens, como por exemplo, o filtro.

Além disso, também é muito importante estar ligado à ocorrência de barulhos estranhos, pois eles podem ajudar a detectar falhar mecânicas antes que seja tarde demais.

Por fim, lembre-se sempre de que o ar-condicionado é apenas uma das partes do caminhão que merecem a sua atenção. Quer saber quais os outros cuidados que precisam ser tomados para garantir o bom desempenho do seu veículo? Clique aqui e conheça seis coisas que você não pode deixar de fazer!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *