Actcruise: tudo sobre o controle de cruzeiro da Scania

A vida consegue ser imprevisível em muitos aspectos, não é mesmo? Pois é. Mas, quando estamos na estrada, saber um pouquinho mais do que está à nossa frente é capaz de fazer toda a diferença no caminho.

É exatamente aí que entram os controles de cruzeiro – geralmente conhecidos por piloto automático. Desenvolvidos para dar suporte aos motoristas, eles facilitam a troca de marchas e o controle da velocidade, tornando as viagens mais confortáveis e econômicas.

Nesse sentido, a Scania conta com toda tecnologia e inovação no Scania Actcruise, piloto automático inteligente que controla a velocidade de cruzeiro e as trocas de marcha, além de monitorar o trajeto constantemente e memorizar a rota percorrida, de forma a aproveitar os aclives e declives da pista com máxima eficiência, garantindo até 3% de economia de combustível.

Quer saber mais como ele funciona? Então continue aqui, porque preparamos um artigo especial contando os principais detalhes. Confira a seguir!

Scania Actcruise: princípios básicos

De modo simples, o Scania Actcruise é um piloto automático que funciona por meio de previsão ativa. Isso significa que o sistema alia informações de GPS a um mapa topográfico integrado ao novo módulo do Scania Communicator. Assim, ele consegue apresentar ao motorista uma série de ações que reduzem o consumo.

O Actcruise se orienta pelos aclives e declives da pista para calcular o nível de velocidade e as trocas de marchas mais eficientes — do início ao fim do trajeto. O resultado vale 100% do “esforço”, podendo gerar uma economia média de combustível de até 3%.

 

Seguindo os passos de seu predecessor, o Scania Actcruise alia elementos já encontrados no Ecocruise às técnicas de treinamento do Scania Master Driver. Na prática, essas características são uma mão na roda para quem está no volante — principalmente motoristas com menos tempo de estrada. No caso de motoristas mais experientes, a ajuda é bem-vinda ao dirigir em novas localizações ou em situações adversas, como noite ou chuva, uma vez que, devido à previsão topográfica da rota, o Scania Actcruise consegue auxiliar e garantir a melhor condução.

 

De um jeito prático, simples e intuitivo, o sistema entrega uma performance inteligente, que ensina as melhores técnicas para se consumir menos e aproveitar muito mais a potência do veículo.

Agora que você já conhece as principais qualidades do Scania Actcruise, é hora de entender como esse controle de cruzeiro se comporta de verdade. Vamos lá?

 

Entre aclives e declives: um olhar mais de perto

O Scania Actcruise opera em duas situações básicas ao se aproximar de um aclive ou de um declive em sua rota. Quando um aclive se aproxima da rota, a tecnologia já detecta que haverá uma diminuição natural da velocidade e se prepara para a manobra. Assim, o Scania Actcruise determina a melhor aceleração para subir com mais suavidade e economia, e menos troca de marchas. Nesse processo, a velocidade aumenta em até 4% em relação à que foi previamente definida no controle de cruzeiro.

Já em situações de declive, o sistema faz o caminho inverso e reduz a velocidade com precisão — um cálculo que envolve o peso do próprio caminhão e a inércia gerada pela menor aceleração. Por conta disso, as descidas são os momentos em que mais se obtém economia. Como resultado, a velocidade pode diminuir entre 8% e 12% conforme o modo em operação (Standard ou ECO).

Pegando estrada: o Actcruise em ação

 

O controle do Scania Actcruise é simples e intuitivo, e utiliza os mesmos botões do controle de cruzeiro no volante do veículo. Para começar, basta escolher a velocidade de cruzeiro e a aceleração de descida do Retarder. Em seguida, uma letra “E” esverdeada surge no visor para indicar que a janela de operação está ativa.

 

A partir de então, o Scania Actcruise monitora o trajeto, controlando a velocidade e as trocas de marcha em busca de melhor consumo de combustível. Ele também fará cálculos constantes para prever até 3 km à frente da sua rota. Enquanto isso, uma outra parte do sistema memoriza os percursos que você faz. Isso permite que ele opere mesmo em regiões onde o sinal de GPS é fraco, afinal, os dados já estarão armazenados na memória.

Dicas finais: o que ainda pode ser (bastante) útil saber

 

O Scania Actcruise é um grande aliado em diversas circunstâncias. Ele pode ajudar nos momentos em que a visibilidade do motorista ou a estabilidade do caminhão ficam comprometidas — quando chove ou escurece, por exemplo. Outra boa aplicação é para situações que envolvem dirigir para novos lugares, onde ainda não se sabe muito a respeito do percurso.

Já para utilização da inércia do veículo, o sistema eco-roll pode desacoplar motor e caixa de câmbio em inícios e finais de declives. Essa operação é calculada previamente para ser realizada de forma segura e controlada.

Por fim, um último conselho é prolongar as marchas ao se reduzir a velocidade. Isso minimiza os desgastes ocasionados pelo atrito entre os componentes do trem de força.

Agora que você já sabe tudo sobre o Scania Actcruise, fica fácil entender por que ele faz tanto sucesso. Um piloto automático inteligente, com tudo o que é preciso para prever a rota e proporcionar uma direção tranquila, segura e eficiente.

Quer receber outros conteúdos da Scania? Então assine nossa newsletter e não perca as próximas novidades!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *