5 passos para uma direção defensiva

5 passos para uma direção defensiva

Quando pensamos em transporte de carga, já sabemos que cada dia nas ruas e estradas é um desafio diferente para o motorista, pois dividir a via com outras pessoas, sejam elas motoristas, pedestres ou passageiros, é uma grande responsabilidade. Afinal, acidentes de trânsito são ocorrências comuns em todo o país.

Levando isso em consideração, é possível entender o quão importante é sempre buscar um estilo de direção mais seguro e, para isso, pequenas alterações já são capazes de mudar completamente a sua vida na estrada.

Não é à toa que a direção defensiva vem se tornando cada vez mais a aliada preferida dos motoristas, já que engloba em uma só prática de direção a responsabilidade e a consciência no trânsito, principais fatores que evitam acidentes e outros problemas mais graves.

Separamos para você neste artigo algumas dicas de como adotar uma postura mais consciente e responsável no trânsito. Boa leitura!

Postura correta do motorista

Manter a postura correta é muito importante, pois a forma de se posicionar para dirigir influencia na visibilidade e na capacidade de reagir de forma mais rápida a qualquer imprevisto.

Por isso, é importante que você siga sempre a posição recomendada pelos principais órgãos de segurança nacional: manter-se com braços e pernas dobrados e o corpo deve ficar encostado no assento e encosto com ângulo que se aproxime a 90 graus. O encosto de cabeça precisa estar na altura dos olhos do motorista sempre.

Além disso, lembre-se de ajustar os retrovisores em posições estratégicas, tendo o máximo de visão externa possível!

Atenção e Concentração

Enquanto estiver no volante, você precisa estar totalmente atento a tudo o que acontece à sua volta.  Assim é possível guiar o veículo com precisão, evitando freadas bruscas e manobras perigosas não previstas que podem colocar em risco a segurança de todos.

Para isso e para manter o foco no trânsito, coloque tudo que possa te desconcentrar longe do seu campo de visão. Ou seja, desligue o celular, evite músicas altas ou outros tipos de mídia dentro do veículo. Pequenas atitudes como essas fazem toda a diferença na condução.

Mantenha a manutenção em dia

Com a manutenção sempre em dia fica mais fácil evitar qualquer tipo de dano que o veículo possa vir a ter, afinal você estará cuidando de cada um de seus componentes e se prevenindo antes que qualquer imprevisto aconteça.

Para saber quais os tipos de manutenção existentes e qual a mais adequada para o que você precisa, clique aqui.

Tenha cuidado nas ultrapassagens

Colisões por ultrapassagem estão entre as principais causas de morte em rodovias do país. Isso é realmente muito preocupante para todos nós e nos mostra o quanto os motoristas precisam redobrar a atenção ao ultrapassar.

Sendo assim, atente-se à regra na hora de ultrapassar e sempre analise bem e certifique-se de que a pista ao lado ou oposta não possui veículos próximos, sinalize antes de virar o volante e, é claro, nunca realize a manobra em faixa contínua.

Treinamento

Realizar um treinamento significa aperfeiçoar as técnicas de condução, podendo visar uma direção mais econômica, sustentável ou segura! Por isso é tão importante investir em cursos e contar com tecnologias disponíveis para aprimorar o seu estilo de condução.

Atualmente é possível contar com cursos específicos de acordo com a necessidade de cada empresa, além de conseguir reforçar cada aprendizado por meio de tecnologias presentes no caminhão e um acompanhamento individual e personalizado realizado com a ajuda da conectividade presente nos veículos!

Conclusão

E aí? Gostou das dicas? Sabemos que imprevistos no trânsito são, infelizmente, comuns em todo o mundo. Por isso cabe a todos os motoristas, independentemente do veículo que estiver utilizando, adotar uma postura mais consciente e responsável no trânsito.

Esperamos que estas dicas te auxiliem a aperfeiçoar seu estilo de condução e aumentem sua segurança e a de todos à sua volta. Aproveite que está aqui e saiba como tornar a operação mais lucrativa através da direção econômica.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *