5 dicas para minimizar os custos com manutenção

5 dicas para minimizar os custos com manutenção

A gente sabe que na operação os maiores custos podem estar  relacionados com a manutenção ou com a disponibilidade dos veículos. Pode ser com gastos que não foram previstos, com os fretes perdidos porque o veículo estava parado na concessionária ou até mesmo porque quebrou na estrada.

Para te ajudar a reduzir os custos de manutenção e aumentar a disponibilidade do seu veículo, nós, do Transporte Econômico, separamos 5 dicas, que além de tudo facilitarão seu dia a dia. Confira:

1. Escolha Planos de Manutenção flexíveis

A Scania inovou lançando os planos de manutenção que se adequam às suas necessidades, levando em consideração as características do seu veículo e da sua operação. O bacana é que você escolhe um plano adequado, pagando somente quando  o veículo rodar, ou seja, caso seu caminhão fique parado por um mês, o custo de manutenção será zero. Além disso, o pagamento também é feito de acordo com o consumo de combustível: os veículos que consumirem menos diesel, terão um custo menor por quilômetro rodado.

2. Conheça seu veículo

Nada melhor que conhecer a performance do seu caminhão para evitar gastos indesejados. Para isso, procure saber mais sobre a conectividade. Com ela, é possível verificar em tempo real as condições do seu veículo e até mesmo receber alertas que informam o momento exato para realizar a manutenção de cada um dos veículos da sua frota. Além disso, com a conectividade a concessionária consegue preparar tudo o que precisa para agilizar seu atendimento e deixar o veículo parado por menos tempo na manutenção.

3. Reduza o tempo de paradas

Programando as manutenções você pode reduzir o número de paradas não desejadas, mantendo um bom desempenho dos componentes do seu veículo e contribuindo para o correto funcionamento da frota e a disponibilidade dos seus veículos.

4. Foco na Manutenção Preventiva

A manutenção preventiva é mais eficaz, uma vez que entrega mais disponibilidade para os seus veículos. Isso porque, seguindo rigorosamente esta rotina, você conseguirá verificar e até prever possíveis problemas, trocando componentes antes que apresentem defeitos e acabem causando uma parada inesperada. Fora o ganho em disponibilidade, não precisamos nem dizer que você ainda aumenta a segurança do seu negócio e, principalmente a do motorista, né?

5. Treine a equipe

Você sabia que parte dos gastos com manutenção podem ser causados por hábitos inadequados de condução do veículo? Por este motivo é importante que a equipe receba treinamentos periódicos, conscientizando sobre os cuidados que devem ser tomados. Procure por tecnologias que te ajudam a observar o desempenho dos motoristas da frota e proponha melhorias em seus hábitos. Criar processos de feedback é criar uma cultura de melhoria interna constante. Além de possibilitar menor consumo de combustível e, consequentemente, menor valor no custo de manutenção.

Seguindo estas dicas você pode economizar no custo de manutenção e diminuir em até 75% o tempo que o caminhão fica parado na oficina, alcançando mais disponibilidade para o seu negócio (até 20%, dependendo do seu segmento de transporte). Com tantas formas de cuidar do seu veículo, o que não podemos é deixar a manutenção de lado!

E você, tem alguma outra dica pra dar? Conta pra gente nos comentários!

 

3 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *