A depreciação de um veículo é inevitável: quanto mais quilômetros percorridos, maior seu desgaste e desvalorização. Mas, como podemos atenuar esse efeito e ainda aumentar a vida útil do ônibus ou caminhão? Separamos 5 dicas simples, que vão te ajudar significativamente a contornar a depreciação e ainda aumentar a durabilidade do seu veículo. Boa leitura!
Direção econômica e direção defensiva
Mais importante que a vida útil do veículo é a vida do motorista, por isso, a direção defensiva e econômica deve ser realizada com perícia e disciplina. O motorista habilidoso conduz com suavidade, evitando freadas e acelerações desnecessárias.
Uma dica é nunca usar o ponto morto, a famosa banguela. Além de ser um hábito perigoso, pode danificar componentes da transmissão. Você também pode utilizar a faixa verde do conta-giros para reduzir o desgaste, economizar combustível e até mesmo cuidar do ambiente.
Para ter acesso a mais dicas para uma direção econômica, baixe o nosso ebook clicando aqui!
Atenção aos óleos e fluidos
Crie uma rotina para trocar os fluidos do seu veículo (como o de direção, freio, água e aditivo, usados para refrigerar o motor) e realize as trocas de óleo de acordo com as datas ou quilometragem indicados. Assim, você evita prejuízos e prolonga a vida útil da sua frota. Uma opção ainda mais eficiente é contar com a conectividade para estar sempre informado de como o seu veículo está performando. Clique para saber mais.
Atenção na escolha do combustível
Abasteça somente em locais confiáveis e desconfie de preços que estejam fora da média do mercado. Abastecer com diesel ou gasolina adulterados pode danificar rapidamente os bicos injetores e as velas de ignição.
Uso de peças e serviços genuínos
Procure sempre por concessionárias autorizadas da marca para contar com o apoio de um mecânico capacitado, que possua tanto o conhecimento técnico quanto o compromisso que se espera de um profissional sério. Ele é o médico do seu veículo: pode diagnosticar falhas e sugerir tratamentos para prolongar sua vida útil. Além disso, é importante também utilizar peças genuínas pois possuem maior durabilidade e mantem a originalidade do seu veículo.
Atenção às manutenções
Basicamente, são dois fatores que podem levar seu veículo ao mecânico: manutenções preventivas ou manutenções corretivas. A primeira permite se antecipar a problemas e realizar ajustes e regulagens, já a segunda é realizada quando o veículo apresenta alguma falha e além de ter um custo elevado ainda pode deixar o ônibus ou caminhão parado por mais tempo na concessionária. Uma boa dica é utilizar a conectividade a seu favor e contratar um plano de manutenção flexível. Assim, você tem um check-up do seu veículo em tempo real e garante que as manutenções ocorram somente quando necessário e conforme características da sua operação.
Para saber mais, continue acompanhando o Portal Transporte Econômico, pois sempre compartilhamos novos conteúdos por aqui.
Fantásticas essas dicas para aumentar a disponibilidade do seu caminhão, diminuir o consumo de combustível e, consequentemente, diminuir a emissão de CO2, reduzir gastos com manutenção e cuidar do meio ambiente.
Que todos imcorporem essas dicas!!!!!!!