4 dicas para não errar na escolha do diesel

4 dicas para não errar na escolha do diesel

A escolha de um bom combustível está entre as principais preocupações dos caminhoneiros, afinal, ela impacta significativamente no rendimento do caminhão, bem como na lucratividade da operação. O grande ponto é que nem sempre essa é uma tarefa fácil: o Brasil é um dos países que mais sofrem com a adulteração e, como se não bastasse, nem sempre os caminhoneiros conseguem encontrar postos de qualidade ao longo de suas viagens.

Diante deste cenário, separamos algumas dicas valiosas para auxiliá-lo a escolher o combustível certo para o seu veículo e, assim, melhorar o rendimento do seu trabalho. Confira na sequência!

 
Encontre postos de confiança
Abastecer sempre no mesmo estabelecimento seria o melhor dos mundos, mas sabemos que nem sempre a sua rotina permitirá isso. A dica, então, é observar bem o aspecto do posto antes de decidir abastecer. Confira, por exemplo, a organização, a limpeza e o uniforme dos frentistas, afinal, grandes refinarias se preocupam com a imagem de suas marcas e automaticamente com o aspecto de seus estabelecimentos. Portanto, um local mal cuidado e sujo é o primeiro sinal de alerta para que você fique esperto com relação à qualidade do combustível.

 
Atente-se à origem do combustível
Você sabia que o posto precisa informar a origem do combustível que ele está vendendo? Então, além de conferir a bandeira da fachada, é importante ficar de olho nas bombas, pois a informação a respeito do fornecedor do produtor precisa estar descrita nelas.

Isso porque todos os combustíveis de um posto são originados da mesma refinaria, portanto, caso você note que a bandeira da fachada não é equivalente à da bomba de combustível, é recomendado que você não abasteça!

Além disso tudo, tem outro ponto que merece a sua atenção. Antes de ir para o mercado, o diesel passa por um controle de qualidade chamado “teste de proveta”, que verifica itens como a densidade do combustível, a quantidade de água usada na mistura, entre outros aspectos. Postos com bons resultados normalmente divulgam os números obtidos neste controle para comprovar a qualidade do seu combustível – ou seja, esse é mais um item que você pode checar na hora de abastecer.

Por fim, procure sempre verificar se os reservatórios de combustível possuem os devidos lacres eletrônicos.

 
Quando o preço for muito baixo, desconfie
Sabemos que muitas vezes é difícil resistir a um combustível com o preço abaixo da média, porém, tenha em mente que preços excessivamente baixos também podem ser sinônimo de má qualidade.

Vale lembrar que os postos compram combustível direto das refinarias e que o valor que eles pagam pelo produto é tabelado. Portanto, o preço final para o caminhoneiro é estipulado a partir da definição da margem de lucro do empresário. Ou seja: quando o diesel é oferecido por um preço muito abaixo em comparação à concorrência, isso pode significar que você esteja investindo em um produto de qualidade inferior.

 
Programe-se com antecedência e utilize a internet a seu favor
Como mencionamos anteriormente, sabemos que nem sempre o caminhoneiro consegue ir aos mesmos postos, já que seus trajetos são variados. Por isso, o planejamento é a melhor forma de lidar com longas viagens.

Com a ajuda da internet você consegue verificar os postos disponíveis em seu trajeto com antecedência, bem como pesquisar sobre a reputação de cada um deles. No aplicativo PostoFiel, por exemplo, é possível mapear quais os postos de confiança que fazem parte da sua rota. Ele funciona como um programa de monitoramento da qualidade de combustíveis, de caráter voluntário.

Além do aplicativo PostoFiel, outras opções como o Google Maps e o Waze podem te ajudar nessa missão.

Agora você já sabe que, quando o assunto é a escolha de um bom combustível para o seu veículo, é preciso estar atento a diferentes aspectos. Mais do que isso, é importante lembrar que não vale a pena colocar a segurança da sua viagem e o bom rendimento do caminhão em risco ao negligenciar essa etapa.

O consumo de combustível é um dos elementos mais importantes para o seu negócio e, também, um dos que proporcionam os maiores gastos. Por isso, além de saber como escolher a melhor opção, você também precisa estar por dentro de como economizar no consumo deste produto. Quer se aprofundar no assunto? Clique aqui e confira 5 dicas de economia que farão toda a diferença!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *