05 tecnologias de segurança que são grandes aliadas dos motoristas

De assistentes de direção a refinados sistemas de frenagem, os avanços tecnológicos do setor também chegaram à segurança dos veículos.

Que o conforto dos motoristas possui impacto direto em seu desempenho não é segredo para ninguém, não é verdade? Mas o que compõe o conforto? 

São vários os atributos que podemos mencionar, da ergonomia ao clima e facilidade de dirigir determinado caminhão, mas um só aspecto permeia tanto o conforto dos motoristas quanto a performance dos veículos e os resultados da operação: a segurança.

A segurança é essencial para o sucesso de qualquer operação e diversos protocolos visam tornar esse aspecto ainda mais recorrente nas frotas do Brasil, desde métodos de direção defensiva até tecnologias específicas que garantem mais segurança aos veículos.

A lista de tecnologias de segurança, inclusive, é bem grande. Pensando nisso, decidimos falar um pouco mais sobre as principais tecnologias de segurança Scania e como elas podem ajudar sua operação. 

Confira agora 05 tecnologias de segurança que são grandes aliadas dos motoristas!

1 – CONTROLE DE CRUZEIRO ADAPTATIVO

O Controle de Cruzeiro Adaptativo mede a distância do veículo à frente, auxiliando o motorista a manter uma distância constante entre os veículos e reduzindo a possibilidade de colisões.

2 – FRENAGEM DE EMERGÊNCIA AVANÇADA

A Frenagem de Emergência Avançada funciona como um assistente de frenagem para o motorista. Responsável por medir a distância e a velocidade de qualquer veículo na pista, a tecnologia detecta aproximações que colocam o motorista em risco, podendo intervir e realizar uma frenagem de emergência total ou parcial. 

3 – AVISO DE SAÍDA DE FAIXA 

O Aviso de Saída de Faixa, como o próprio nome já diz, monitora e sinaliza ao motorista quando o veículo sai das faixas de rodagem de forma involuntária, evitando colisões laterais, derrapagens e até mesmo tombamentos.

4 – CONECTIVIDADE

A conectividade também é uma das principais tecnologias do setor, contribuindo tanto para a performance e eficiência da frota quanto para a sua segurança.

Por meio da conectividade você pode acompanhar cada detalhe da sua operação, desde a localização em tempo real dos veículos até a forma como eles são conduzidos. 

Também é possível analisar e compreender aspectos relacionados à sua manutenção e oferecer as soluções mais adequadas ao seu veículo, o que facilita a rotina de manter as manutenções em dia, impedindo que problemas passem despercebidos e causem um imprevisto na estrada.

Além disso, quando falamos de segurança e conectividade, também precisamos citar o Scania Zone Speed Control. Novidade da marca, esse módulo adicional permite limitar a velocidade dos veículos em áreas pré-definidas. 

Por meio de criações de geocercas, ele emite alertas ao motorista no painel de instrumentos e altera o comportamento do veículo, limitando o pedal do acelerador. Assim, as viagens ficam ainda mais seguras e econômicas.

5 – SCANIA DRIVER SERVICES

Combinando o Scania Driver Training, Scania Driver Support e Scania Driver Coaching, esse combo de serviços voltado aos motoristas é fundamental quando o assunto é segurança. 

Tudo começa com o Scania Driver Training, que oferece treinamentos teóricos e práticos sobre manutenção preventiva, direção eficiente e segurança, cobrindo todos os aspectos da condução profissional. 

Em seguida, o Scania Driver Support ajuda os motoristas a manterem suas habilidades e complementa o Driver Training. Usando sensores no veículo, esse dispositivo digital oferece orientação imediata no painel de instrumentos, mostrando ao motorista como a frenagem, a aceleração e a troca de marchas afetam a segurança e o consumo de combustível.

Por fim, o Driver Coaching oferece orientação ativa e personalizada para seus motoristas. A partir da conectividade presente nos veículos Scania, o instrutor observa os dados de condução e faz uma análise individual baseada em parâmetros, como consumo de combustível, uso dos freios, aceleração e marcha lenta.

O Scania Driver Services, além de ser um poderoso aliado para tornar a operação mais eficiente e otimizar a performance dos motoristas, traz mais segurança para a operação, evitando problemas em sua raiz.

Conclusão

Viu só a variedade de tecnologias de segurança para o transporte de cargas? Cada uma delas cumpre uma função específica, mas todas colaboram para uma direção mais segura e com riscos reduzidos – o que reflete diretamente no conforto dos motoristas e em sua performance.

Aqui mesmo no nosso site você pode conferir as mais diversas soluções para sua operação, das financeiras até as tecnologias de segurança. Seu negócio pode ir mais longe.

Gostou deste material e quer receber outros conteúdos Scania? Então assine nossa newsletter e fique de olho nas novidades que trazemos para quem dedica a vida às estradas!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *