03 dicas para garantir bons resultados numa operação de mineração.

Saiba como acompanhar cada etapa da operação buscando sempre as melhores soluções em produtos, tecnologias, serviços e qualificação dos profissionais, que podem aumentar a produtividade numa operação de mineração.

As operações de mineração, assim como todas as outras, exigem máxima performance, disponibilidade e redução nos custos operacionais. Por isso é importante acompanhar cada etapa da operação, buscando sempre as melhores soluções em produtos, tecnologias, serviços e qualificação dos profissionais.

Quer saber mais? Então confira agora 03 dicas para garantir bons resultados na operação de mineração!

1 – Os três pilares

Quando o assunto é redução nos custos de uma operação de mineração, precisamos analisar 3 principais pilares.

O primeiro a ser analisado é a utilização de produtos customizados. Ao analisar e identificar quais as necessidades de cada uma das etapas do fluxo operacional, é possível conhecer o melhor veículo ou equipamento para realizar determinada função. Fazendo isso, você consegue manter a operação rodando com menos pausas e extrair o máximo de cada veículo.

Depois, considere os serviços necessários para os veículos e equipamentos da sua operação. Afinal, é fundamental que as manutenções e serviços estejam em dia para não interferir na disponibilidade e na performance. Para isso, a melhor opção é contar com uma oficina local, com profissionais técnicos capacitados pelas montadoras dos veículos.

Por fim, a conectividade presente nos veículos é essencial para uma análise geral da sua operação, já que permite conhecer falhas e possíveis pontos de melhoria.

2 Os atributos que seus veículos necessitam

A produtividade da sua operação depende diretamente dos seus caminhões e, para garantir bons resultados, seus veículos devem possuir alguns atributos específicos para as atividades que eles realizarão.

Capacidade de carga variada: Devido às diferentes necessidades deste tipo de operação, o ideal é possuir tanto veículos com alta capacidade de carga (ideais para etapas de coleta e transporte) quanto veículos menores e mais ágeis (ideais para etapas de despacho).

Robustez: Operações de mineração não são lá muito delicadas e acabam exigindo bastante resistência dos veículos. Por isso, é importante que todos eles estejam preparados para atender a essa demanda, possuindo cabines, chassis e retrovisores bem resistentes.

Economia: De nada adianta ter um veículo mais robusto e potente mas com um consumo de combustível acima da média, não é verdade? Principalmente para aquelas etapas da sua operação que acontecem fora da mina, uma vez que nelas o veículo acaba rodando por mais tempo e em maior velocidade.

3 – Segurança

Proporcionar um ambiente de trabalho seguro para os funcionários é fundamental para manter um negócio rentável. Além de garantir a integridade física e cuidar das pessoas envolvidas, a segurança é essencial para manter um bom fluxo de trabalho e a produtividade da sua operação.

Nesse sentido, o ideal é contar sempre com veículos que passam por testes de resistência, como estabilidade, condições diferenciadas (pó, água e lama), bem como testes de choque e de colisão.

Além de opções de chassis mais robustos e resistentes, cabines com boa visibilidade e itens especiais de segurança, as tecnologias disponíveis no mercado também vão auxiliar o motorista durante a operação do veículo.

 

Conclusão

Como você viu, garantir bons resultados na mineração é totalmente viável. Ao conhecer mais a fundo o fluxo operacional do seu negócio, fica mais difícil errar na escolha dos veículos mais adequados para cada etapa do processo.

Quer uma dica de quais escolher? No nosso site você encontra diversas soluções que vão ajudar a tornar sua operação mais eficiente. Vale uma visita para descobrir qual deles foi feito sob medida para o que você está procurando.

Ficamos por aqui e esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para você. Se quiser receber nossos próximos materiais em primeira mão, assine nossa newsletter agora mesmo.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *